Créditos: TechSpot

Sites e serviços online ficaram fora do ar por pelo menos uma hora em todo o mundo

No Brasil, sites da Caixa Econômica Federal e Mercado Livre também ficaram offline

Vários sites de serviços diferentes ficaram fora do ar por, pelo menos, uma hora por causa de uma queda massiva na internet. Bancos, serviços de jogos como Steam e PSN, sites de notícias como Times, além de alguns brasileiros como Caixa Econômica Federal, Sicredi, Submarino e iFood também foram afetadas. De acordo com o The Verge, até companhias aéreas como Delta, British Airways e Southwest tiveram seus serviços interrompidos.

Os serviços e sites afetados estão ligados à rede da Akamai. Em nota no próprio site, a empresa americana de internet disse que estava ciente do ocorrido e já estava trabalhando na solução do mesmo. Várias empresas foram até o Twitter dizer que estavam passando por problemas com seus sites. O CEO da Cloudfare, Matthew Prince, disse em seu Twitter que não existe nenhum problema com o serviço da empresa. 

De acordo com o site DownDetector, o serviço PlayStation Network caiu quando cerca de 40 mil jogadores estavam jogando. Jogos como Fortnite e Call of Duty também foram relatados pelo site como alguns dos afetados. A página de status da PSN diz que o serviço já está totalmente funcional. Serviços importantes nos EUA, como o serviço de emergência médica americano que atende pelo número 911 estava offline em vários estados, segundo o The Verge. 

- Continua após a publicidade -

Durante a produção da notícia, a Akamai disse que o incidente já havia sido resolvido. Em uma busca rápida por alguns dos sites brasileiros que foram afetados como Submarino, Mercado Livre e Caixa Econômica Federal, já mostra normalidade nos serviços. Quando a queda massiva aconteceu, o Livemap Pingdom relatou mais de 31 mil sites offline pelo mundo com foco nos EUA e Europa. No momento, o número de sites afetados ao redor do globo estão na casa dos 14 mil.

O site Down Detector, que monitora a estabilidade de sites, mostra que alguns brasileiros ainda não voltaram à normalidade, como PlayStation Network, Mercado Livre, Claro e Google, ainda que seja possível acessar estes sites. Durante o pico, como aponta o Tecnoblog, diversos outros sites estiveram instáveis.

Via: The Verge, Tecnoblog
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.