Créditos: WCCFtech

EVGA pode ser a culpada por "brick" causado nas RTX 3090 usadas em New World, aponta Igor's Lab

Segundo o produtor de conteúdo, o sistema usado pela EVGA é "obsoleto"

Ontem noticiamos aqui no Adrenaline sobre as GeForce RTX 3090, principalmente EVGA, fritando no beta do novo jogo da Amazon, New World. Logo em seguida, a Amazon Games se pronunciou sobre o ocorrido e disse não encontrar nenhuma relação do problema entre o jogo e as placas. Porém, de acordo com o holandês Igor's Lab, a culpa é da EVGA.

Ele acredita ser uma falha de design das EVGA GeForce RTX 3090. Mesmo que o próprio Igor Wallossek, responsável pelo Igor's Lab, tenha admitido que não tenha nenhuma RTX 3090 da EVGA no momento, ele entrou em contato com suas fontes na indústria de desenvolvimento de hardware para conseguir informações sobre o assunto, mais especificamente o que acontece com as placas de vídeo em questão.

"O que pude descobrir, é que não é uma área do conversor de voltagem que foi afetado pela falha, mas sim o 'Fan Control IC', ou seja, o chip para o controle da fan, que foi dito estar completamente queimado no pior dos casos. Nós lembramos que a EVGA está, também, trabalhando com vários sensores de temperatura adicionais nas placas para melhor ajustar o resfriamento, baseado em minha pesquisa", relata Igor Wallossek.

O dono do Igor's Lab diz, ainda, que a própria NVIDIA já tem soluções eficientes sem a necessidade de nenhuma outra implementação adicional depois dos problemas com as GTX 1080 FTW da EVGA. Para ele, a atual solução é, "na verdade, completamente obsoleta agora". Segundo ele, as memórias GDDR6X são capazes de fazer monitoramento direto e é capaz de fazer leituras em intervalos de microssegundos.

- Continua após a publicidade -

"Existem incontáveis mecanismos de segurança nas placas de vídeo Turing (RTX 20xx) e Ampere (RTX 30xx) que monitoram correntes e temperaturas, então esta solução (da EVGA) não é necessária, já que as medidas nos chips da NVIDIA é mais preciso do que a EVGA usa", conta Igor. Segundo ele, só os designers da EVGA saberiam o motivo de os chips para controle fan estariam queimando.

Alguns relatos de pessoas que estão testando o beta de New World dizem que os FPS no menu inicial do jogo estão destravados, o que ocasionaria uso intenso da placa de vídeo, gerando altas temperaturas. O que não deveria ser um problema, na verdade, já que as placas são projetadas para lidar com isso. Sobre o assunto, a equipe de desenvolvimento de New World disse, em seu pronunciamento, que iria liberar um patch para corrigir isso.

Lembrando que tudo constatado pelo Igor Wallossek foi baseado em seu conhecimento e contatos pela indústria. Agora precisamos esperar por um pronunciamento oficial por parte da EVGA e, quem sabe, um desfecho final sobre o assunto.

- Continua após a publicidade -

Via: WCCFtech Fonte: Igor's Lab
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.