Créditos: AMD

FSR pode ser implementado em quase qualquer jogo em Vulkan no Linux

Foi possível adicionar a tecnologia em Forza Horizon 4 dessa forma

No último domingo (18) um modder chamado Georg "DadSchoorse" Lehmann compartilhou no GitHub uma forma de implementar o FidelityFX Super Resolution (nova tecnologia aberta de upscaling desenvolvida pela AMD) em quase qualquer jogo com Vulkan em um sistema baseado em Linux. Com isso, um youtuber conseguiu testar Forza Horizon 4 usando o FSR de forma extraoficial.

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De acordo com o modder, essa implementação não oficial do FSR é possível graças à uma modificação do Proton que permite alterações na resolução do jogo. Se você não sabe o que é o Proton, ele consiste basicamente em uma ferramenta que permite a compatibilidade de jogos de Windows para Linux.

Já havia uma modificação do Proton que permitia algum tipo de upscaling linear para os jogos. No entanto, agora que o FSR foi lançado em Open Source, Georg 'DadSchoorse' Lehmann descobriu que há uma maneira de "substituir" o tradicional mecanismo de upscaling do Proton para a tecnologia desenvolvida pela AMD. Veja abaixo como o modder descreveu esse processo.


Imagem: GitHub/Reprodução

"Esta é uma implementação do FSR da AMD https://gpuopen.com/fidelityfx-superresolution/ em fshack, que permite aos usuários escolher (o FSR) em vez da filtragem linear / mais próxima para o upscaling. Ele pode ser habilitado usando WINE_FULLSCREEN_FSR = 1 e uma resolução de jogo menor do que a nativa do monitor. WINE_FULLSCREEN_FSR_STRENGTH controla a quantidade de nitidez (não confunda com as predefinições de qualidade da amd, elas são sobre a resolução de input), 0 é a nitidez máxima, valores mais altos significam menos nitidez. O padrão é 5."

"Esta é uma implementação do FSR da AMD https://gpuopen.com/fidelityfx-superresolution/ em fshack, que permite aos usuários escolher (o FSR) em vez da filtragem linear / mais próxima para o upscaling. Ele pode ser habilitado usando WINE_FULLSCREEN_FSR = 1 e uma resolução de jogo menor do que a nativa do monitor. WINE_FULLSCREEN_FSR_STRENGTH controla a quantidade de nitidez (não confunda com as predefinições de qualidade da amd, elas são sobre a resolução de input), 0 é a nitidez máxima, valores mais altos significam menos nitidez. O padrão é 5."

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Vale mencionar que o modder destaca que, apesar dessa implementação alternativa do FidelityFX Super Resolution ser possível, ela não é perfeita e pode apresentar alguns problemas. Apesar disso, o youtuber GloriousEggroll mostrou que conseguiu usar o FSR em Forza Horizon 4 e ganhou uma margem de cerca de 25 fps com o game em 4K em máxima qualidade gráfica e FSR ativado no modo Ultra Qualidade. Veja:

Outros modders também estão usando a nova tecnologia da AMD para implementar a técnica de upscaling não oficialmente em alguns jogos, como foi o caso de Asseto Corsa e até de GTA V.

Via: Wccftech Fonte: DadSchoorse (GitHub)
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  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

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