Créditos: Nintendo

Nintendo irá remover função de cartões de crédito de 3DS e Wii U em Janeiro 2022

Lojas ainda não serão desativadas mas não será possível adicionar créditos ao eShop nesses consoles

Segundo anuncio em conta japonesa da Nintendo no Twitter, consoles Wii U e Nintendo 3DS não irão mais permitir que usuários adicionem dados de cartão de crédito e outras formas similares de adicionar créditos às contas da eShop através desses consoles a partir de 18 de janeiro de 2022.

Até o momento a Nintendo ainda não anunciou o encerramento oficial das eShops do Wii U e do 3DS, mas vem aos poucos desativando algumas funções relacionadas às compras digitais nessas plataformas, indicando que o fim da vida útil do Wii U e do 3DS esteja cada vez mais próximo, ao menos para quem depende apenas dos títulos digitais.

É natural que, com a crescente popularidade do Nintendo Switch, inclusive com o novo modelo OLED chegando às prateleiras em outubro (mas sem data oficial para o Brasil), a Nintendo opte por ir encerrando gradativamente o suporte digital a plataformas anteriores, podendo direcionar cada vez mais recursos e equipes de suporte tanto para o Nintendo Switch quanto para outros eventuais projetos que possam surgir.

A manutenção de lojas e suporte continuado para plataformas obsoletas e pouco rentáveis atualmente gera um custo para empresas, que de maneira geral não se justifica em receita dentro do ano fiscal, e o movimento da Nintendo de encerrar esses suportes é esperado, apesar de ser uma noticia triste especialmente para os muitos donos do 3DS.

- Continua após a publicidade -

Vendas Nintendo 3DS / Créditos: Statista.com

O console portátil de 2011, evolução do Nintendo DS, até bem pouco tempo atrás ainda representava um console relevante, com número de vendas quase duas vezes maior em 2018 que em seu ano de lançamento, tendo um declínio considerável apenas em 2020, com apenas 690 mil unidades vendidas. Já o Nintendo Wii U, por sua vez, vendeu 13,56 milhões de unidades desde seu lançamento em 2012, com 3,06 milhões no primeiro ano e números em declínio desde então.

Com o fim do suporte a cartão de crédito nos Nintendo Wii U e Nintendo 3DS, quem tiver esses consoles precisará de algumas etapas a mais para continuar comprando títulos para estes consoles.

Os cartões pré-pagos com créditos da eShop ainda poderão ser resgatados nessas plataformas, e vinculando o seu NNID (Nintendo Network ID) a uma conta geral da Nintendo ou a uma conta do Nintendo Switch, será possível continuar acrescentando créditos a conta da eShop, inclusive com cartão de crédito, e as compras nas eShops do 3DS e Wii U poderão ser efetuadas através do saldo acrescentado por estes meios.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Reddit

É esperado que a eShop dessas plataformas seja totalmente desativada entre 2022 e 2023, então quem quiser completar suas bibliotecas ainda tem alguns meses pela frente, mas no caso específico de jogadores de Pokémon que ainda estão completando suas Pokédex das gerações anteriores, o ideal é fazê-lo o quanto antes e transferir seus monstrinhos para a Pokémon Home.

Esse movimento é o primeiro indicio do fim definitivo da era do 3DS, mas nem de longe isso diminui a história do console portátil que em números absolutos superou inclusive o Xbox One. 

Fonte: Dotesports.com
Assuntos
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.