Créditos: PC Gamer

Queda nos preços das placas de vídeo começa a estagnar

Depois de grande queda a partir do meio de maio, os preços estabilizaram nas duas últimas semanas

Temos noticiado aqui sobre a queda nos preços das placas de vídeo pelo mundo, principalmente depois de medidas restritivas por parte do governo chinês no que diz respeito a mineração das criptomoedas e a desvalorização das mesmas. Dessa vez, depois dos preços começarem a caírem a partir de maio, os valores das placas de vídeo estagnaram, conforme aponta a alemã 3DCenter.

O levantamento do site é feito na região da Alemanha e Áustria analisando preços dos revendedores destes países. Os números dos gráficos são uma média entre os melhores valores para todas as placas da série AMD Radeon RX 6000 (6700XT, 6800, 6800XT e 6900XT) e NVIDIA GeForce RTX 30 (3060, 3060 Ti, 3070, 3070 Ti, 3080, 3080 Ti e 3090).

Nas duas últimas semanas, as placas da AMD tiveram um aumento de 3%, enquanto que as NVDIA GeForce caíram o mesmo valor em porcentagem. Já no período anterior, entre 20 de junho e 4 de julho, as placas da AMD tiveram um decréscimo em 28% e 38% para NVIDIA. Os valores são baseados no preço sugerido pela fabricante (MSRP).

Segundo o site 3DCenter, a Radeon RX 6700 XT só é possível ser encontrada em um revendedor no momento, já a RTX 3060 Ti teve uma melhora em seu preço e o oposto aconteceu com a RTX 3070. Para o responsável pela pesquisa, a estagnação se dá pelo fato de muitos lojistas terem comprado as placas de vídeo por valores ainda inflados e precisam manter uma margem segura de lucro. A disponibilidade das placas continuam as mesmas comparados com os resultados anteriores.

- Continua após a publicidade -

Lembrando que a pesquisa diz respeito a uma região muito específica da Europa e não necessariamente reflete a situação pelo mundo. Mostramos aqui no Adrenaline que os preços no Brasil, sim, começaram a dar uma baixada e começou mais ou menos no mesmo período em que a pesquisa alemã mostra o início da queda por lá. Porém está longe de ser uma situação "justa". Como destaca a 3DCenter, "sem nenhum movimento notável, fica difícil prever quando os valores de revendedores chegarão perto do sugerido pela fabricante".

Os preços das placas realmente começaram a cair? Veja os gráficos!

Os preços das placas realmente começaram a cair? Veja os gráficos!
Analisamos os dados para ver se as coisas estão melhorando de verdade

Via: VideoCardz Fonte: 3DCenter
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.