Créditos: Reprodução / WarThunder WIKI

Para vencer discussão, jogador vaza documentos militares secretos em fórum de War Thunder

Usuário pedia que a equipe de desenvolvimento do game alterasse o visual do tanque para algo mais “realista”
Por Willian Ferreira 19/07/2021 11:30 | atualizado 19/07/2021 12:08 Comentários Reportar erro

Um fato curioso aconteceu no final da semana passada no fórum oficial do War Thunder, onde um usuário estava querendo que a equipe de desenvolvimento mudasse o visual do tanque de guerra Challenger 2 no jogo. Esse pedido acabou gerando uma discussão no fórum entre os jogadores e, para mostrar que estava certo, o usuário simplesmente vazou documentos confidenciais de defesa do Reino Unido mostrando detalhes da construção e design do tanque de guerra.

O jogador, que se identificava como comandante do Regimento de Tanques Real do Reino Unido, publicou partes do Challenger 2 AESP ( ‘Publicação de Suporte de Equipamento do Exército', que é tipo um manual de usuário) na discussão. Com isso, ele buscava alertar o estúdio Gaijin Entertainment para os erros do modelo no seu jogo, mas ele acabou mesmo foi chamando a atenção do Ministério da Defesa do Reino Unido.

Mesmo as imagens supostamente apresentando um aviso de "não classificado", um porta-voz do Ministério da Defesa entrou em contato com os moderadores do fórum, avisando sobre o vazamento. Segundo os moderadores do fórum do jogo, as autoridades afirmaram que as imagens compartilhadas na discussão eram secretas, ainda classificadas e proibidas para a circulação pública.


Créditos: Reprodução / WarThunder WIKI

“Recebemos confirmação por escrito [do Ministério da Defesa] de que este documento continua sigiloso. Ao continuar a divulgá-lo, você está violando a Lei de Segredos Oficiais, conforme declarado na advertência na capa do documento, um crime que pode levar a uma pena de prisão de até 14 anos se processado.”
- afirmou o moderador técnico sênior do fórum do War Thunder, Templar.

- Continua após a publicidade -

Após isso, a Gaijin resolveu de uma vez por todas as discussões sobre a mudança do visual do tanque, afirmando que não baseia o seu desenvolvimento em “material de origem inválido”. A empresa garante que só altera visuais dos modelos do jogos com base em documentos que já foram desclassificados, mas também apenas após analisar as formas de como esses documentos foram obtidos.

Uma das coisas mais surpreendentes sobre todo esse caso é que aparentemente ele não foi o primeiro, ao menos é o que afirma o gerente de comunidade Smin1080p. Segundo ele, "na última vez em que um documento como esse que foi alegado como 'não classificado', ele ainda estava classificado e foi confirmado que nunca deveria ter sido compartilhado". 

Fonte: UKDefenceJournal, Kotaku, GamesRadar
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.