Créditos: Youtube/Dayak Daily

Mais de mil computadores usados em mineração ilegal são esmagados na Malásia

O mineradores malaios fizeram uso ilegal da energia elétrica
Por Raphael Giannotti 17/07/2021 16:48 | atualizado 19/07/2021 11:57 Comentários Reportar erro

Minerar criptomoedas não é ilegal, mas a partir do momento em que o famoso "gato" na energia entra em jogo, a coisa toma um rumo oposto. O governo da Malásia pois fim em 1069 rigs de mineração que foram apreendidos entre fevereiro e abril deste ano por fazerem uso ilegal da rede elétrica. Todos os rigs foram destruídos por um rolo compressor na cidade de Miri.

Segundo reportagem local, o que foi roubado de energia é estimado em torno de 2 milhões de dólares (mais de 10 milhões de reais). Não é novidade dizer que esses mais de mil PCs minerando consomem uma imensa quantidade de energia. Segundo o chefe de polícia responsável pela operação, Hakemal Hawari, três casas foram incendiadas por causa de fiações, conexões e uso ilegal em geral da energia elétrica neste ano na Malásia.

Todos os 1069 computadores estavam avaliados em cerca de 1.6 milhões de dólares, usados para minerar ilegalmente. Todos estes PCs foram apreendidos em seis operações diferentes entre fevereiro e abril. Todas as pessoas envolvidas levaram uma multa equivalente a US$ 1.800 e sentenciados a oito meses de prisão.

- Continua após a publicidade -

Casos de fazenda de mineração de criptomedas sendo desfeitas por uso ilegal de energia elétrica parece estar ganhando força. Noticiamos aqui o caso mais recente com o mineradores ucranianos e seus mais de 3 mil PlayStation 4. Eles só não estavam minerando as moedas virtuais, mas "farmando" cartas raras de jogadores do FIFA 2021.

Em termos de valores, um caso recente parece ter sido a maior apreensão das próprias criptomoedas no mundo até o momento, como lembra Tom's Hardware. No Reino Unido, uma operação da polícia (Metropolitan Police Service) apreendeu o equivalente a 180 milhões de Euros em criptomoedas em um esquema de lavagem de dinheiro, que aconteceu neste mês.

Vale lembrar que os computadores esmagados pelo rolo compressor na Malásia não eram dos tipos convencionais com placas de vídeo, mas sim mineradores ASIC, computadores próprios para mineração. A pergunta que fica no ar é: será que os malaios teriam coragem de destruir uma quantidade dessa de computadores com placa de vídeo e tudo?

Via: Tom's Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.