Créditos: Steam/Divulgação

Steam Deck não é compatível com games como Destiny, Apex: Legends e PUBG

Recurso Proton do SteamOS ainda não apresenta compatibilidade com games populares
Por Carlos Felipe Estrella 17/07/2021 16:04 | atualizado 17/07/2021 19:29 Comentários Reportar erro

{image}Em seu estado atual, o computador portátil Steam Deck não é compatível com uma série de jogos populares, incluindo Destiny, Apex: Legends e PlayerUnknown's Battlegrounds. O motivo para isso está no recurso Proton, que permite rodar títulos nativos para Windows no SteamOS.

Como o SteamOS é um sistema operacional baseado em Linux, ele possui uma seleção limitada de jogos compatíveis. É aí que entra o Proton, uma funcionalidade baseada numa fork da camada de compatibilidade Wine — que desde 1993 permite rodar aplicativos desenvolvidos para Windows em sistemas baseados em Unix.

Entre as ausências mais notáveis estão quatro dos dez jogos mais populares da Steam no momento: os três títulos citados acima mais Tom Clancy's Rainbow Six Siege. De acordo com o site PC Gamer, os culpados para isso seriam os sistemas anti-trapaças implementados nesses games.

O site ProtonDB traz uma lista dos jogos compatíveis com a funcionalidade da Steam e inclusive abre um espaço para os jogadores explicarem porque esses games não funcionaram. Na grande maioria dos casos, os usuários reportam que até conseguiam abrir os jogos, mas era impossível fazer login nos servidores de multiplayer pela falta de anti-cheat.

- Continua após a publicidade -

Mesmo assim, um porta-voz da Valve explicou que o Steam Deck virá com uma nova versão do SteamOS. Além disso, a empresa também está trabalhando para melhorar a compatibilidade e o suporte para soluções anti-trapaça de diferentes desenvolvedores.

Isso significa que a equipe liderada por Gabe Newell estaria buscando convencer os provedores dos sistemas anti-cheat a oferecem suporte ao Steam Proton. O grande argumento da Valve para isso é que os desenvolvedores já não terão que passar pelo trabalho de atualizar os seus jogos com suporte ao Linux.

Mesmo que esses games não funcionem nativamente com o SteamOS, os jogadores ainda terão liberdade para fazer o que desejarem com o seu Steam Deck. Isso inclui até mesmo instalar o sistema operacional Windows no portátil da Valve, o que resolveria o problema de compatibilidade com os jogos citados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gamespot, PC Gamer
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.