Créditos: Reprodução/Intel

Intel estaria em negociação para comprar GlobalFoundries

Proposta pela GlobalFoundries, ex-fábrica de semicondutores da AMD, seria de 30 bilhões

Segundo o The Wall Street Journal, a Intel está negociando a compra da GlobalFoundries, fabricante de semicondutores, por 30 bilhões de dólares. A aquisição da fábrica faz parte dos planos da empresa de Santa Clara de expandir a sua produção de chips. A GlobalFoundries era a fábrica de semicondutores da AMD.

A fonte da informação sobre essa aquisição são, segundo o WSJ, são pessoas familiarizadas com o assunto. Um representante da GlobalFoundries disse que não há nenhuma conversa com a Intel sobre assunto. Porém, há a possibilidade da Intel estar negociando diretamente com o fundo de investimento que é proprietário da fábrica, o Mubadala Investiment, ligado ao governo de Abu Dhabi. A fábrica de semicondutores pretende lançar seu IPO no próximo ano.


Fonte: Fensterblick/Wikimedia

Como é de se esperar em uma negociação tão grande, a Intel declarou para o The Verge que "não comentará sobre rumor e especulação". A empresa anunciou no início do ano seu plano estratégico Integrated Device Manufacturing (IDM 2.0), em que busca expandir a sua fabricação de chips, rivalizando nesse mercado com as grandes empresas como TSMC e Samsung. Logo, faz sentido a Intel sair às compras atrás de fábricas de semicondutores como a GlobalFoundries, a quarta maior do tipo com 7% da produção global. O IDM 2.0 permitirá também que o lado azul da força fabrique chips para seus rivais.

- Continua após a publicidade -

Este novo rumor traz mais atenção para o Intel Accelerated, evento em que a Intel apresentará mais informações sobre o IDM 2.0 e novas tecnologias de fabricação de chips. Pouquíssimo provável que a Intel confirme ou conclua a suposta compra da GlobalFoundries até o dia 26 de julho, mas o que for apresentado no evento dará um panorama sobre o que já há de concreto nos planos da empresa.

GlobalFoundries foi criada pela AMD em 2009, após a empresa decidir que terceirizaria a fabricação de semicondutores. Em 2012 o lado vermelho vendeu a sua última parte da empresa, deixando o controle total para o Mubadala Investment, fundo de investimento do governo de Abu Dhabi.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: The Wall Street Journal
Tags
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.