Índice do Artigo

AMD

Valve anuncia o Steam Deck, seu PC portátil equipado com APU AMD customizada

Valve anuncia o Steam Deck, seu PC portátil equipado com APU AMD customizada
Créditos: WCCFtech

A Valve anunciou hoje seu console portátil, o Steam Deck. A gigante dos jogos no PC promete que o portátil vai conseguir rodar todas os grande títulos AAA usando uma APU da AMD customizada feita em uma parceria entre as duas empresas. A APU, de codinome Van Gogh, é baseada em Zen 2 além de ter gráficos RDNA 2 “entregando mais que o desempenho suficiente para rodar os últimos jogos AAA”, segundo a Steam.

A APU da AMD conta com um CPU Zen 2 de 4 núcleos e 8 threads (4c/8t) com clocks variando entre 2.4 e 3.5GHz (entregando até 448 GFlops FP32), além da APU RDNA 2 com 8 CUs e clocks entre 1.0 a 1.6GHz (até 1.6 TFlops FP32). A APU customizada terá um consumo de energia entre 4 a 15 watts. 

O Steam Deck virá com 16 GB de memória RAM LPDDR5 (5500 MT/s) e vem em três versões com valores de armazenamento diferentes: 64 GB eMMC (PCIe Gen 2); 256 GB SSD NVMe (PCIe Gen 3); e 512 GB SSD NVMe de alta velocidade (PCIe Gen 3). Todos os modelos incluem slot para microSD de alta velocidade.

A tela será de 7″ LCD com melhorias para leitura; taxa de atualização de imagem de 60Hz; brilho de 400 nits; tela com resposta a toque; sensor de luz ambiente e resolução de 1280×800 pixels (16:10). Para efeito de comparação, a tela é um pouco maior que a do Nintendo Switch padrão com 6.2″.

A página do produto diz que o portátil foi criado para longos períodos de jogatina, usando os analógicos ou os trackpads, como se fosse um controle em tamanho real. “A parte de trás foi esculpida para caber confortavelmente em vários tamanhos diferentes de mãos”, conta a Steam. 

O gamepad terá botões A/B/X/Y; D-pad; botões analógico L & R; botões superiores L1/L2 e R1/R2; botões menu e visualizar; 4 botões na parte de trás, que podem ter suas funções customizadas; dois analógicos em tamanhos reais (como em um controle normal); dois trackpads de 32.5mm² com feedback haptic. O controle tem uma latência 55% melhor comparado com o Steam Controller e o dispositivo conta com um sensor de giroscópio 6-Axis IMU.

O portátil da Steam terá som estéreo com processamento exclusivo para o áudio; microfone duplo; suporte a conectores de 3.5mm para fone e microfone. Irá contar com a conexão Bluetooth 5.0 com suporte para controles e acessórios e Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz. O Steam Deck terá uma bateria de 40Whr, o que garante de 2 a 8 horas de jogatina, segundo a descrição do produto. O carregamento será feito através do USB-C PD 3.0.

{conteudo_esquerdo::61596}

A Steam está preparando um dock, que será vendido separadamente ainda sem data específica de lançamento. O dock vai disponibilizar um USB-A 3.1 e dois USB-A 2.0; conexão Ethernet; DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0, alcançando até 8K 60Hz ou 4K 120Hz em telas compatíveis; e será alimentado por uma conexão USB-C. O dock será bem pequeno medindo 117mm x 29mm x 50.5mm pesando cerca de 120g.

A sua biblioteca inteira será levada para o portátil a partir do momento em que você logar, como se você entrasse em sua conta em outro PC. A Steam diz que é só ligar, logar e jogar seus jogos. “Sua biblioteca Steam já está em seu Deck. Apenas ligue e logue. Seus jogos e amigos estarão aqui”, descreve a dona do portátil.

Como dito antes, o Steam Deck terá três versões: 64 GB com o case; 256 GB com memória de armazenamento mais rápida, o case e um pacote de perfil exclusivo da Comunidade Steam; e a versão com 512 GB com a memória mais rápida, tela anti-reflexo premium, case exclusiva, tema exclusivo para o teclado virtual e o pacote de perfil exclusivo da Comunidade Steam.

As primeiras regiões que receberão o portátil da Steam a partir de dezembro deste ano são os EUA, Canadá, Europa e Reino Unido. As demais regiões começarão a receber o Steam Deck a partir do ano que vem, ainda sem data específica. A aquisição começa por meio de reservas pagas para depois o comprador ser notificado da disponibilidade do produto e, então, fechar a compra no valor de US$ 399.

A IGN teve acesso ao Steam Deck e conversou com os desenvolvedores da Valve:

Via: WCCFtech, Steam, The Verge

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções