Créditos: Foto por Harrison Broadbent no Unsplash

Memória DRAM não deve aumentar tanto o preço quanto se esperava

Estoque realizado pelas fabricantes deve ajudar a controlar um pouco o preço para peças de computadores

A escassez de chips por causa da pandemia afetou bastante o mercado de DRAM, que vem disparando nos últimos trimestres por causa do fornecimento cada vez mais limitado. Mas o panorama pode estar começando a mudar, isso porque era esperado um aumento nos preços desses chips, mas aparentemente isso pode estar finalmente ficando para trás e os preços podem começar a se estabilizar em breve.

Quem afirma isso é a fabricante TrendForce, que esperava que esse terceiro trimestre de 2021 apresentasse o mesmo aumento de 18% a 23% no valor que aconteceu nos três meses anteriores. Mas agora a empresa acredita que estava errada sobre isso, projetando que esse trimestre tenha um aumento nos preços menor que o esperado, sendo de apenas 3% a 8% no valor.

Essa queda na expectativa de preço deve acontecer principalmente graças aos estoques das fabricantes de peças para computadores, que estão conseguindo manter um estoque de chips suficiente para durar de 8 a 10 semanas. Junto disso, também é esperado finalmente um aumento no fornecimento de DRAM nos últimos trimestres do ano, que vai ajudar ainda mais no controle do preço.


Créditos: Divulgação TrendForce

Com isso, espera-se que o mercado para computadores desktop comece a ter um respiro maior até o final do ano, segurando, ou até estabilizando, o aumento do preço. Isso não deve resolver o problema de escassez de chips DRAM ainda, principalmente porque a demanda dessas peças para servidores está aumentando.

- Continua após a publicidade -

Ainda assim a Trendforce reforça que mesmo assim esses fabricantes estão conseguindo manter o controle do mercado, fabricando quantidades que não irão afetar os estoques, controlando também os preços e segurando o aumento entre 5% a 10% no próximo semestre.

O mercado de DRAM mobile ainda deve se manter um problema para o próximo trimestre, que deve sofrer bastante por causa da grande demanda. Os fabricantes desses aparelhos, principalmente de smartphones, devem desafiar o mercado e aumentar ainda mais a necessidade desses chips, o que deve acarretar em um aumento entre 5% a 15%.

As memórias GDDR6 devem também trazer um grande aumento nos preços, com a expectativa de que os valores subam entre 8% para 13%. Segundo a Trendforce, esses tipos de memórias estão em alta no mercado, principalmente por causa da grande maioria de placas gráficas DRAM terem migrado para esse novo padrão.

Uma boa notícia é que a repressão da China contra a mineração surtiu um efeito no mercado de GPU VRAM, fazendo com que a demanda por placas de vídeo novas despencassem recentemente. Por causa disso o valor da VRAM também deve apresentar um aumento menor que o esperado, ficando entre 8% e 13%.

Fonte: TrendForce, ExtremeTech
Tags
  • Redator: Willian Ferreira

    Willian Ferreira

    Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.