Índice do Artigo

Games

Bolsonaro promete novamente redução de imposto para games

Bolsonaro promete novamente redução de imposto para games
Créditos: Bcharts/Xplicit/Reprodução

Durante reunião ontem (13) no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro prometeu nova redução no imposto de importação para jogos eletrônicos. Segundo o que foi apurado pela Folha, além de prometer a redução o Presidente comentou em tom de brincadeira que José Barroso Tostes Neto, atual secretário da Receita, seria o “Tio Patinhas”, devido a dificuldade de conseguir aprovações com o secretário.

Para Bolsonaro, o corte no imposto de importação para games, seria mais simples de conseguir, já que não existe uma necessidade de compensar a queda na taxação aos cofres públicos. “Alguns reclamam: baixa o imposto de outra coisa. Para baixar outra coisa, tem que ter uma fonte compensadora. Os games, como é um recurso que vem de importação, não tem que achar uma fonte alternativa para isso”, comentou Bolsonaro. 

Apesar dos comentários, não há confirmação de uma possível data para quando a redução dos impostos venha a acontecer. Além disso, as promessas do Presidente para reduzir o imposto sobre jogos não são nenhuma novidade. Em outubro de 2020, a redução de 30% do IPI para videogames já estava sendo discutida.

Em 2020, a redução das alíquotas resultou na diminuição dos preços dos consoles. Porém, os preços dos jogos aumentaram, já que estão diretamente atrelados ao valor do dólar e a força do real no mercado internacional. Inclusive, este é um dos motivos que levou ao aumento dos preços da PS Plus no Brasil.

A pauta games parece interessar bastante o governo Bolsonaro. Em junho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro compartilhou uma notícia que comentava uma nova redução de impostos para o setor de videogames. O decreto diminuiria as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados em 10%. Caso a redução realmente aconteça, a expectativa é que os preços do hardware sofram redução. Já o preço dos jogos, que usualmente custam R$ 299, provavelmente não seriam reduzidos.

Via: Folha, The Enemy, Bcharts

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções