Créditos: Nintendo

Como consertar permanentemente o drift dos Joy-Cons do Nintendo Switch

Solução sugerida por canal do YouTube parece ser eficiente mas viola garantia

Canal VK's Channel do YouTube lançou ontem (13) um vídeo de 10 minutos que já alcançou mais de 29 mil visualizações identificando a principal causa do problema de drift de Joycons, que se tornou um dos principais pesadelos e dos donos de Nintendo Switch e que afeta também, mas em menor grau, a versão Lite do console da Nintendo

A solução que, aparentemente, resolve de maneira permanente o problema implica em desmontar os Joycons, o que viola a garantia da Nintendo impossibilitando a troca dos controles pelo acionamento do programa que substitui os joycons por modelos novos sem qualquer custo.

Entretanto, considerando que o programa de substituição não garante que os modelos novos serão os mesmos que os enviados para a garantia, a solução pode garantir que sua versão exclusiva dos Joycons de The Legend of Zelda™: Skyward Sword HD Edition que será lançada na próxima sexta (16) seja eventualmente substituída por um par de controles cinza padrão.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Nintendo

Em seu canal, o usuário VK's Channel, que até o momento conta apenas com este único vídeo, descreve o processo em detalhes, apontando inclusive o ponto de falha do projeto dos joycons, comparando com analógicos de outros consoles que não apresentam o mesmo problema.

Créditos: VK's Channel @YouTube

Ao que tudo indica, o acumulo de poeira e partículas sólidas não é a principal causa do drift, mas apenas um sintoma ou agravante do drift dos analógicos tanto dos joycons padrão quanto da versão fixa do Nintendo Switch Lite, e possivelmente, dos controles que virão com o novo Nintendo Switch OLED, mas não é possível ter certeza até que o console chegue ao mercado em outubro.

- Continua após a publicidade -

Créditos: VK's Channel @YouTube

O contato que compõe o sistema de analógicos possui uma peça de metal inteiriça que, com o uso, acaba ficando mais solta, por si só já apresentando o drift que acaba agravado com o acumulo de poeira e partículas sólidas como pelos de animais. Por não ser fixa no conjunto, presa no sistema apenas por pressão, o aumento dessa pressão no ponto de falha resolve a questão do drift, garantindo que os contatos estejam sempre na distância ótima de ativação.

Créditos: VK's Channel @YouTube

A solução sugerida pelo dono do canal do YouTube é acrescentar um pedaço de papel de aproximadamente 1mm entre o analógico e a carcaça do controle, mantendo a pressão no sistema de analógico constante e impedindo que o metal se deforme e se afaste dos contatos.

Créditos: VK's Channel @YouTube

É importante lembrar que a solução, assim como qualquer outra que implique na abertura dos Joycons, viola os termos de garantia da Nintendo e invalida a substituição dos controles por conta do drift ou qualquer outro tipo de reparo que eventualmente estaria coberto pela Nintendo.

Dessa forma, caso seus controles sejam o modelo padrão cinza ou azul/vermelho neon, ou você não se sinta seguro abrindo os controles, o mais indicado é enviar para a assistência, mas é bem provável que o drift volte a ocorrer com o tempo por se tratar essencialmente de uma falha de projeto.

Para os donos de controles com carcaças especiais da própria Nintendo ou personalizadas, o método, apesar de invalidar a garantia, ao menos promete uma solução a longo prazo e a certeza que você poderá continuar se divertindo com seu modelo favorito de joycon.

LEIA MAIS:

 

 

 

Fonte: VK's Channel
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.