Créditos: Gigabyte

Gigabyte anunciou adaptador de rede PCI Express 3.0 de 10 Gbps e suporte a CAT7

Placa mira em segmento de edição e trabalhos remotos que exigem fluxo de dados elevados
Por Daniel Trefilio Carvalho 13/07/2021 09:41 | atualizado 13/07/2021 10:08 Comentários Reportar erro

A Gigabyte anunciou recentemente a nova linha de adaptadores de rede VISION 10G, com suporte a conexão de 10Gbits, mirando em segmento de criadores de conteúdo e trabalho remoto com fluxos elevados de dados, como edição profissional de vídeo.

É comum em empresas produtoras de conteúdo manter materiais brutos armazenados em servidores internos com redundância em RAID justamente por segurança. Porém, nem sempre é possível efetuar os trabalhos de edição sem antes fazer um download local do material, tarefa que acrescenta uma etapa extra e um investimento de tempo que pode representar um gargalo de entrega. dependendo do tamanho da empresa. 

Além disso, o advento da pandemia de COVID-19 levou diversas empresas a adotarem, de maneira inicialmente compulsória por questões de segurança, mas já expandindo para formatos de trabalho remoto permanentes, o trabalho remoto. Esse cenário criou uma demanda ainda maior por interfaces de rede que permitam um fluxo elevado de dados sem comprometer outras operações também via rede.

Créditos: Gigabyte

- Continua após a publicidade -

Mirando exatamente neste tipo de público, a Gigabyte anunciou a nova linha VISION de adaptadores de rede com capacidade de transferência de até 10 gigabits por segundo, utilizando interface PCI Express 3.0 x4, porta RJ45 padrão e chip com suporte a cabos CAT6A e CAT7 de até 100 metros.

Créditos: Gigabyte

O controlador de rede responsável por gerenciar isso tudo é o Marvell AQtion AQC114C PHY. De acordo com suas especificações, ele possibilita fluxos de trabalho elevados sem comprometer as velocidades de operação de outros sistemas de rede da máquina ou servidor, desde que a distribuição de rede seja feita através de roteadores e switches também de 10Gbits.

- Continua após a publicidade -

Até o momento a Gigabyte não divulgou preços ou data para os adaptadores de rede VISION 10GbE chegarem ao mercado. É importante reforçar que produtos deste tipo não costumam ser dedicados a usuários domésticos, principalmente por serem raros os provedores de internet domésticos com contratos que supostamente entregariam velocidades acima de 1Gbps, valor que pode ser atingido com cabos Cat5E e a maioria das placas ethernet modernas que já estão embarcadas nos sistemas.

GC-AQC113C
LAN Controller Marvell® AQtion AQC113C
LAN Spec 10GBASE-T
Transmission rates 10Gbps / 5Gbps / 2.5Gbps / 1Gbps / 100Mbps / 10Mbps
Cable Type CAT6A / CAT7 up to 100m
Interface PCI Express 3.0
Port Single 10GbE LAN (RJ45)
Operating System Support for Windows 10 (64-bit)

Créditos: Gigabyte

Fonte: Gigabyte, WccfTech
Assuntos
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.