Créditos: Hong Kong Customs/HKEPC

Falta de chips revela tentativa de contrabando de 123 mil dólares em CPU em Hong Kong

Outra tentativa de contrabando ultrapassa os 4 milhões de dólares
Por Juliano Aires 09/07/2021 20:22 | atualizado 09/07/2021 20:33 Comentários Reportar erro

Foi noticiado recentemente pela HKEPC que o departamento da alfândega da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau relatou que impediu recentemente duas tentativas de contrabando que envolviam processadores Intel Comet Lake de 10ª geração. A soma dos valores de todas as CPUs que tentaram levar de um país para o outro de forma ilegal totalizavam um valor superior a U$123.000, um número elevado para as tentativas frustradas dos bandidos, mas que renderiam um lucro bem maior por conta da escassez de processadores na região, devido a falta de chips para a produção de hardware.

Mas estes não foram eventos isolados envolvendo hardware para computadores. Em 5 de Julho a Alfândega de Hong Kong realizou uma apreensão de mais 1.000 memórias RAM, 630 smartphones, 2.200 CPUs e também itens que fogem do mundo da tecnologia, como por exemplo 70 produtos cosméticos. O valor nesta ação ficou bem a cima da mencionada inicialmente, essa tentativa de contrabando ultrapassa os 4 milhões de dólares.

O primeiro caso de contrabando com as CPUs ocorreu em 16 de junho, neste dia os funcionários da alfândega da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau pararam um caminhoneiro de Guangdong e Macau para inspeção e para a surpresa dos funcionários foram encontradas 256 CPUs amarradas às panturrilhas e costelas superiores do motorista. E não se tratavam de modelos de entrada ou intermediários, os modelos que estavam junto ao corpo do motorista eram Intel Core i7-10700 e Intel Core i9-10900K, que somados foram avaliados em cerca de 800.000 Yuan Chinês, que corresponde a mais ou menos U$123.281.

- Continua após a publicidade -

O segundo caso de contrabando das CPUs aconteceu em 26 de junho na mesma ponte, durante uma inspeção por um oficial da alfândega de Hong Kong, foi encontrado em um caminhão de passageiro cerca de 52 processadores Intel que estavam escondidos entre os bancos do motorista e do passageiro dianteiro. Nesta apreensão não foi revelado o valor estimado dos itens.

A escassez atual dos chips de diversas empresas estão fazendo com que muitos itens como GPUs e CPUs estejam tendo um valor inflado no mercado mundial por conta da falta de estoque, enquanto não houver uma normalização na fabricações e estabilidade no fornecimento desses itens, mais casos como esses continuarão a surgir.

TSMC deve priorizar os pedidos de chips da Apple, afirma site

TSMC deve priorizar os pedidos de chips da Apple, afirma site
Devido a escassez de chips, fabricante também priorizará chips para carros autônomos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: tomshardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.