Créditos: Reprodução/Intel

Intel aposenta três séries de CPUs, incluindo Lakefield da 11ª geração

Outras séries são os Core de 10ª geração Comet Lake-U e Ice Lake-U

Intel anunciou a descontinuação de três séries de processadores de sua Intel Core. Na lista, consta até o jovem chip híbrido Lakefield de 11ª geração. Os outros produtos aposentados são os Comet Lake-U e Ice Lake-U, ambos da linha de processadores para notebooks.

Nova geração de processadores Intel pode chegar junto com novo Windows

A surpresa em relação à descontinuação do processador híbrido Lakefield se dá pelo fato de que foi lançado em junho de 2020. Com pouco mais de um ano de mercado, o chip de 11ª geração já dá o seu adeus. Os produtos que estrearam a tecnologia Lakefield foram o Samsung Galaxy Book S e o Lenovo ThinkPad X1 Fold. Confira abaixo a análise do Galaxy Book S.

A tecnologia híbrida da Intel juntava quatro núcleos pequenos de arquitetura Tremont sobrepostos por um núcleo maior baseado na Sunny Cove. Com foco em aparelhos portáteis, como laptops e tablets, os núcleos Tremont trabalhariam fazendo as tarefas mais simples dos aparelhos, com o irmão maior sendo chamado para resolver as atividades mais pesadas e depois entrando em standby. Essa tecnologia permitia um consumo menor da bateria dos aparelhos. A produção encerrará no dia 22 de outubro caso alguma empresa ainda encomende os Lakefield. A última entrega será no dia 29 de abril de 2022. Logo, alguns produtos de 2022 ainda podem contar com o chip.


Fonte: Reprodução/Intel

- Continua após a publicidade -

O fim do Lakefield não quer dizer o fim da Intel nos chips híbridos. A próxima geração (12ª) Alder Lake contará com essa tecnologia e rumores indicam que chegará em outubro deste ano.

A aposentadoria dos processadores Intel Core Ice Lake-U e Comet Lake-U será oficialmente realiza em 29 de abril e 29 de julho de 2022. Assim como os Lakefield, a produção ainda receberá pedidos por mais alguns meses e alguns laptops podem receber esses chips. Os sucessores dessa série é o Tiger Lake-U, de 11ª geração. Aperte F para prestar respeito.

Fonte: AnandTech, Videocardz
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.