Créditos: Intel

Fabricante de CPU cooler, Dynatron, apresenta seus novos coolers para Intel Alder Lake-S

Recomendação da fabricante dá mais força de que a nova geração de CPUs Intel está perto de chegar

A próxima geração de processadores Intel Core, Alder Lake-S, já vem recebendo informações não oficiais há um tempo, inclusive período de lançamento. Dessa vez, a fabricante de CPU cooler, Dynatron, apresentou seus novos modelos voltados para os futuros CPUs da 12ª geração da Intel com socket LGA 1700.

Segundo um vazamento mostrado pelo WCCFtech, o novo socket terá design assimétrico, furos de montagem diferentes e bracket de retenção um pouco maior que os presentes nas placas-mãe atuais e dará suporte para LGA 1700 com Alder Lake e Raptor lake, e LGA 1800, que pode ser um Xeon-W ou um futuro CPU que deve chegar em 7nm em 2023, o que não passa de especulações por enquanto. 

Com essas mudanças, as fabricantes precisarão disponibilizar adaptadores ou criar soluções de resfriamento novas voltadas para o novo socket, o que seria o ideal para conseguir uma refrigeração otimizada para os novos processadores da Intel.

- Continua após a publicidade -

Os CPU coolers recomendado pela fabricante para os processadores Intel Alder Lake são o Q6 e Q5. Segundo as especificações, ambos os coolers são voltados para o uso em servidores e workstations, mas devem funcionar em desktops comuns também. O cooler mais avançado, o Q6, tem quatro heat pipes de cobre com tecnologia H.C.C que passam pelas aletas de alumínio, fan de 92mm com fluxo de ar de 107 CFM e ruído em 50.40 decibéis.

Já a solução mais simples, o Dynatron Q5, é menor, tem três heat pipes e base de cobre. A mini torre é equipada com uma pequena fan de 60mm, fluxo de ar de 46.51 CFM e mais barulhenta que o modelo maior, chegando a 52.94 decibéis. Ambos os cooler são preparados para dissipar até 125W, o que não deve ser suficiente para processadores mais fortes da linha "K" que passam desse valor, como aponta o WCCFtech. Vazamento do Intel Alder Lake-S para workstation, mostrado pelo VideoCardz, apresentam CPUs com até 16 núcleos com TPD de até 125W, mesmo que variantes com 65 e 35W são esperadas.

Vaza teste de CPU Intel Alder Lake com 14 núcleos, 20 threads e 64GB de RAM DDR5

Vaza teste de CPU Intel Alder Lake com 14 núcleos, 20 threads e 64GB de RAM DDR5
Feito no Geekbench 5, benchmark mostra performance multi-core superior ao Ryzen 9 5980HS

- Continua após a publicidade -

Fabricantes têm mostrados seus produtos voltados para tecnologias que ainda não estão disponíveis, como estes coolers da Dynatron. A TeamGroup, por exemplo, já está vendendo seus kits de memória DDR5 compatíveis com placas-mãe que ainda nem estão disponíveis no mercado. 

Via: WCCFtech, VideoCardz
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.