Créditos: WCCFtech

Teste do suposto Intel Sapphire Rapids no Geekbench mostra 40 núcleos e 80 threads

CPU tem clock base de 1.5 GHz e 75MB de cache L3

A próxima geração de processadores Intel Xeon, Sapphire Rapids, teve um teste no Geekbench vazado que mostra 40 núcleos e 80 threads, que são dois CPUs em um sistema de socket duplo (20C/40T cada CPU) e clock base de 1.5 GHz. O processador foi testado na plataforma de codinome Intel VulcanCity.

Mesmo não especificando diretamente que se trata de um processador Intel Sapphire Rapids, muito provavelmente por ser uma amostra de engenharia, a informação que indica o CPU, segundo o VideoCardz, "Family 6 Model 143 Stepping 2", já é conhecida como a próxima geração de CPUs Intel Xeon.

As informações do Geekbench mostram que o suposto Intel Sapphire Rapids deve vir com cache L3 de 75MB e 40MB no cache L2. O sistema estava equipado com 32GB de memória, sem especificar as frequências e se era DDR5, o que parece mais provável, já que a nova tecnologia deve ter presença significativa a partir do ano que vem.

Conforme aponta o site VideoCardz, de acordo os resultados nos testes deste CPU, o AMD Ryzen 5950X consegue entregar o dobro em desempenho multi-core. A situação é ainda pior no resultado de single-core, que fica abaixo do que CPUs dos últimos conseguem entregar, inclusive processadores mobile. Ainda segundo o site, isso se deve, provavelmente, à baixa velocidade das frequências, já que informações do próprio Geekbench apontava para cerca de 4.70 GHz.

- Continua após a publicidade -

A nova geração de CPUs Xeon virá equipado com memórias HBM2 com o máximo de 64GB, quatro empilhamentos de 16GB cada, e uma largura de banda de 1 TB/s. Segundo o WCCFtech, o Intel Sapphire Rapids vai trabalhar com memórias HBM2 e GDDR5 em paralelo dentro do encapsulamento.

O Intel Sapphire Rapids deve ter uma versão HEDT, como mostra um roadmap cedido ao VideoCardz. O CPU deve chegar no segundo trimestre de 2022. A imagen vazada (em baixíssima resolução) mostra que a versão para o consumidor comum deve vir para o chipset W790.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Intel, a produção em massa do Intel Sapphire Rapids deve começar somente no ano que vem. Uma versão com memórias HBM2e também está sendo desenvolvida, mas essa deve chegar no fim de 2022.

Via: VideoCardz, WCCFtech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.