
EA e Hi-Rez anunciam parceria com plataforma de anúncios dentro dos jogos
Mas não vai ter frames de anuncio inseridos na renderização... provavelmenteA Electronic Arts e a Hi-Rez Studios são as primeiras empresas a forma uma parceria com a plataforma PlayerWON da Simulmedia, que possibilitará exibição de propagandas dentro dos jogos das empresas. A Tencent, gigante chinesa do mercado de jogos mobile, é dona de 40% das ações da própria Hi-Rez Studios (além de também ser acionista de outras desenvolvedores e publishers ocidentais como ActivisionBlizzard), apoiou a decisão.
Segundo análise de Dave Madden, da Simulmedia, com o constante crescimento do apelo de jogos free-to-play em consoles e PC, mais de 90% dos jogadores desses títulos nessas plataformas não gasta dinheiro dentro do jogo, diferente do que ocorre em jogos de mesmo modelo de monetização em plataformas mobile, onde o formato F2P ou freemium já está estabelecido e tem projeções de continuar a crescer, especialmente em países com um acesso mais limitado a consoles e PCs.
A Simulmedia já está conduzindo um programa piloto de anúncios dentro de SMITE, da Hi-Rez, parecido com o formato de vídeos OTT (over-the-top) dos jogos mobile, em que os jogadores podem optar por assistir a um vídeo de 15 a 30 segundos em troca de pequenos benefícios ou recompensas dentro do jogo.
De acordo com as primeiras análises desse teste, aproximadamente 22% dos jogadores se sentem mais propensos a jogar títulos com anúncios se eles receberem algo em troca por isso, e 11% desse total ficam mais propensos a gastar dinheiro dentro dos jogos e os planos da Simulmedia são de lançar esse tipo de comerciais dentro de mais 12 jogos até o fim do ano.
A estratégia de adotar novas formas de atrair monetização para jogos free-to-play, é possivelmente uma resposta às medidas que vem sendo estudadas por diversos governos e órgãos reguladores devido polêmicas relacionadas ao uso abusivo de lootboxes dentro de jogos, especialmente dos jogos a preço cheio com FIFA, e outros títulos da EA.
Créditos: Electronic Arts
Em países da Europa, além do Brasil, já tramitam projetos que buscam proibir, ou melhor regulamentar a venda de jogos com lootboxes, o que poderia incidir em um regime diferenciado de impostos ou mesmo banimento em algumas regiões. Pensando nisso, algumas empresas já começaram a adotar medidas para alterar a forma como esses jogos são monetizados, buscando brechas nas legislações ou criando formas de se isentar da responsabilidade pelas transações.
Os jogos da EA que irão adotar primeiro às propagandas internas ainda não foram especificados, mas não seria surpreendente se FIFA entrasse nessa lista dadas as inúmeras críticas que a franquia vem recebendo pelo quase obrigatoriedade de gastar muito além do preço cheio do jogo para participar do modo competitivo.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: GamesIndustry.biz