Créditos: AMD

AMD está trabalhando em nova linha de APUs Athlon Zen 3 e CPUs Epyc Zen 4 [RUMOR]

Rumores apontam para Athlon com RDNA 2 para notebooks e CPU Epyc de 128 núcleos

Relatamos aqui rumores de um AMD Zen 4 de até 128 núcleos, mas desta vez temos mais informações sobre o assunto, além de uma nova APU quad-core baseado em Zen 3 para notebooks. As novas informações não oficiais vêm dos youtubers Moore's Law is Dead (conhecido leaker) e RedGamingTech

Um dos rumores aponta que a AMD pode estar trabalhando nos substitutos da linha AMD Athlon 3000 baseada em Dali, que deve se trocada por APUs de baixo consumo, de codinome "Monet". As novas APUs devem chegar com até quatro núcleos, baseado em Zen 3 e produzido nos 12nm da Global Foundries e com consumo de energia suficiente para notebooks ultra finos. 

Como aponta o WCCFtech, todos os chips com Zen 3 usam o processo de fabricação de 7nm da TSMC e agora, com a suposta nova linha Monet, a AMD deve ir com os 12nm da Global Foundries. O principal motivo dessa mudança deve ser por conta de uma possível falta de suprimentos pela TSMC e a nova linha de APUs Athlon deve mirar em notebooks de entrada, então uma fabricação em massa seria necessária.

Segundo RedGamingTech, a APU de entrada deve ter 4 núcleos e 8 threads, suporte a memórias LPDDR4/X e RDNA 2 como arquitetura gráfica. Essa linha de entrada de APUs deve contar também com 2 a 4 CUs, que somam entre 128/256 núcleos e baixo consumo. As velocidades de clock não foram divulgadas. O youtuber diz que a geração atual de Athlon devem ser designados para máquinas ATM (caixas automáticos).

- Continua após a publicidade -

O outro rumor sugere um CPU AMD Epyc para servidores com exagerados 128 núcleos e codinome Bergamo. Diferente dos outros rumores que mostravam um Epyc Genoa de 128 núcleos, as novas informações não oficiais dizem que o AMD Epyc Genoa não passará de 96 núcleos, diferente do Epyc Bergamo.

Moore's Law is Dead diz que, de acordo com sua fonte, AMD Epyc Bergamo terá os 128 núcleos mencionados antes, será baseado em Zen 4 e fabricado em 5nm. O WCCFtech sugere que os supostos AMD Epyc Genoa e Epyc Bergamo devem bater de frente com o Intel Sapphire Rapids. Ambos CPUs devem usar o mesmo socket SP5 LGA 6096. O rumor anterior sobre o AMD Epyc Genoa mostra que o CPU deve ter 12 CCD Zen 4, com o total de 96 núcleos. Para os 128 núcleos do Epyc Bergamo seriam necessários 16 CCD.

Lembramos que as informações não são oficiais (rumores) e nenhuma declaração por parte da AMD foi feita.

- Continua após a publicidade -

Via: VideoCardz, WCCFtech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.