Créditos: Insomniac Games/Divulgação

Ratchet & Clank: Rift Apart é o primeiro jogo do PS5 com novo modo de 40 fps

Entenda como funciona essa opção inusitada que foi possibilitada pelo HDMI 2.1
Por Carlos Felipe Estrella 30/06/2021 16:58 | atualizado 30/06/2021 17:00 Comentários Reportar erro

Insomniac Games e a Sony confirmaram que Ratchet & Clank: Rift Apart é o primeiro jogo do PlayStation 5 a trazer o novo modo de 40 quadros por segundo. Essa nova opção só foi possibilitada com a chegada do HDMI 2.1, e depende do seu televisor ter um modo de 120 Hz.

Para explicar como isso funciona, vale lembrar como funcionaram os monitores e TVs tradicionais na última década. Antes da chegada de opções de altíssimas taxas de frames ou do variable refresh rate (VRR), praticamente todos os displays LCD eram atualizados 60 vezes por segundo (ou a 60 Hz).

Por isso, o desempenho ideal para jogos geralmente é pensado como 60 quadros por segundo, sincronizando perfeitamente com a TV. Outra opção para games mais pesados é atualizar a imagem com a metade da frequência, ou 30 fps. Com isso, cada quadro é mostrado por dois ciclos de atualização do display, evitando que ocorra tearing ou stuttering.

Um padrão que está se tornando mais comum em televisores de ponta é o de 4K e 120 Hz, que abre novas possibilidades na hora de dividir esse número. No caso do modo de 40 fps do PS5, cada quadro persiste por três ciclos de atualização da tela. Para quem não é bom de matemática, vale lembrar que 120 divido por 3 resulta em 40.

- Continua após a publicidade -

Ratchet & Clank: Rift Apart já tinha modos de 30 fps e 60 fps

Vale lembrar que Ratchet & Clank: Rift Apart já possuía três modos de execução anteriormente. O principal deles rodava o jogo a 30 quadros por segundo e oferece a melhor resolução possível — entre 3200 x 1800 e 3840 x 2160 pixels — além de todos os efeitos de Ray Tracing ligados no máximo.

Já o modo de desempenho roda a 60 fps e oferece resoluções entre 1620p e 1800p, mas com o rastreamento de raios desligado. Para completar, há um modo de performance que mantém o Ray Tracing ligado e os 60 quadros por segundo, mas com resolução dinâmica ficando entre 1080p e 1440p.

O novo modo de 40 Hz traz todos os benefícios da opção padrão com fidelidade máxima, mas com o diferencial de ter um desempenho mais fluído. E quando houver uma queda na taxa de quadros, o jogo pode baixar para o desempenho de 30 fps (que ainda é divisível por 120) sem prejudicar a continuidade da imagem.

- Continua após a publicidade -


Fonte: ArsTechnica/Reprodução

Claro que isso não tem os mesmos benefícios que uma tecnologia de Variable Refresh Rate como o FreeSync, que está disponível no Xbox Series X|S. Mesmo assim, é uma opção única e até então inédita na indústria dos games.

Via: ArsTechnica, Digital Foundry
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.