Créditos: Intel

Intel Xe DG2 HPG: amostras de engenharia estão sendo enviadas a fabricantes

Placas que prometem concorrer com GeForce RTX 3070 podem chegar ainda em 2021
Por Daniel Trefilio Carvalho 29/06/2021 10:56 | atualizado 29/06/2021 11:15 Comentários Reportar erro

Em evento de anúncio voltado para servidores HPC a Intel soltou a informação que as primeiras amostras de engenharia das Intel Xe DG2 HPG, novas placas de vídeo voltadas para o mercado de jogos, já começaram a ser enviadas para as fabricantes parceiras da empresa, indicando que primeiros modelos têm grandes chances de serem lançados ainda em 2021.

A informação não chegou como um anuncio durante o evento, uma vez que o foco do mesmo era o mercado de servidores de computação de alto desempenho, mas apareceu em um dos slides da apresentação, sugerindo que o processo de envio de amostras de engenharia já teria começado indicando que produção dos primeiros modelos deve começar em breve.

Créditos: Intel

Os modelos Intel DG2 são baseados na arquitetura Intel Xe de baixo consumo que já começaram a chegar no mercado e nos chips Intel Tiger Lake, mas apresentam um número muito superior de unidades computacionais e prometem abarcar o mesmo nicho do mercado de placas de vídeo voltadas para jogos que as novas placas Nvidia GeForce RTX 3070.

- Continua após a publicidade -

Créditos: Intel

Levando em conta os baixos estoques de GPUs para o mercado gamer e preços afetados tanto pela disponibilidade quanto pela crise dos semicondutores, dependendo do valor sugerido para as novas Intel Xe DG2 HPG a placa tem potencial para garantir uma base de usuários considerável, especialmente se seu lançamento de fato vier ainda em 2021, já que tanto Nvidia quanto AMD já informaram que ainda não conseguirão estabilizar disponibilidade de seus modelos mais procurados num futuro próximo.

Raja Koduri e Pat Gelsinger, Vice Presidente e CEO da Intel, vêm utilizando suas redes sociais para trazer imagens e teasers das novas placas de vídeo de alto desempenho da Intel, aumentando as expectativas tanto dos gamers buscando alternativas aos modelos escassos das placas Radeon e GeForce, quanto do mercado que deve reagir positivamente à entrada de um terceiro grande jogador num segmento de hardware que por décadas ficou quase que exclusivamente alternando entre Nvidia e AMD e possibilitando períodos em que os incrementos de desempenho entre gerações muitas vezes não justificava o investimento.

- Continua após a publicidade -

A chegada de uma empresa do porte da Intel no mercado de placas de vídeo muito provavelmente irá no mínimo incentivar o desenvolvimento de placas gráficas e buscar tecnologias que justifiquem de fato uma migração entre gerações, como foi o Ray-Tracing e DLLs.

 

Fonte: PC Gamer, Videocardz.com
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.