Créditos: Microsoft/Reprodução

Microsoft remove exigência de 1 TB de armazenamento no SSD NVMe para o DirectStorage

A tecnologia estará disponível somente no Windows 11
Por Diego Amorim 25/06/2021 11:55 | atualizado 25/06/2021 21:05 Comentários Reportar erro

Durante o evento de anúncio do Windows 11 que aconteceu ontem (quinta feira, 24) a Microsoft anunciou algumas tecnologias novas do sistema operacional, dentre elas o DirectStorage que fará com que games sejam carregados muito rapidamente. De acordo com as especificações oficiais, o usuário precisaria de um SSD NVMe de pelo menos 1 TB para usar o recurso, no entanto, a Microsoft mudou os requerimentos e agora exige apenas um SSD NVMe qualquer.

De acordo com a Microsoft, o DirectStorage permite que "jogos possam rapidamente carregar assets para a placa de vídeo sem atolar a CPU." Ainda no evento, foi dito que "isso significa que você pode experienciar mundos de jogos incrivelmente detalhados renderizados em velocidade relâmpago, sem longos tempos de carregamento."


Especificações do DirectStorage divulgados pela Microsoft inicialmente (Imagem: Microsoft)

Nós já vimos essa tecnologia em ação nos novos consoles Xbox Series S e Series X, que contam com tempos de carregamento extremamente curtos, além do recurso Quick Resume, que permite o usuário pausar e retomar um jogo sem precisar iniciá-lo novamente. Infelizmente, não houve menção do Quick Resume para PCs, mas o DirectStorage promete otimizar o uso de SSDs no sistema. Inicialmente, algumas pessoas ficaram assustadas com a necessidade de 1 TB de armazenamento em SSD NVMe, algo que até comentamos nesse vídeo aqui, no entanto, parece que a Microsoft removeu esse requerimento das especificações oficiais para o Windows 11.


Captura de tela dos requerimentos atuais para o DirectStorage (Imagem: Microsoft/Reprodução)

- Continua após a publicidade -

DirectStorage requer um SSD NVME para armazenar e rodar jogos que usam o driver 'Standard NVM Express Controller' e GPU DirectX12 com suporte ao Shader Model 6.0. 

Vale lembrar que a Nvidia já havia anunciado no ano passado uma tecnologia chamada RTX IO, que permitiria uma compressão de dados sem perdas via GPU para otimizar o uso dos SSDs. Essa tecnologia deve ser implementada juntamente com o DirectStorage para, além de dar um maior acesso entre o armazenamento e a VRAM do sistema, usar a GPU para comprimir esses arquivos e acelerar ainda mais todo esse processo.


Imagem: Nvidia/Divulgação

Nvidia anuncia o RTX IO, função que usa GPU para melhorar uso de SDDs em games

Também vale mencionar que, de acordo com o gerente de marketing da Nvidia Brasil, Alexandre Ziebert, o RTX IO não deve ter nenhuma limitação em relação ao tamanho de armazenamento dos SSDs, assim como o DirectStorage. Isso reforça a mensagem que o usuário não deve se preocupar com o tamanho de armazenamento de seu SSD para aproveitar o DirectStorage no Windows 11.

- Continua após a publicidade -

Atualização

Alguns leitores podem ter se confundido com essa notícia ao pesquisarem pelas especificações do Windows 11 e encontrarem a página ainda mencionando a necessidade de um SSD NVMe de 1TB de armazenamento. Por isso, vale explicar que a necessidade do uso de um drive de pelo menos 1TB está presente apenas na versão em Português do site oficial da Microsoft no momento em que escrevo isso.

Dessa forma, podemos concluir que a empresa realmente retirou a necessidade de usar um SSD de 1TB para ter suporte ao DirectStorage, no entanto, essa informação ainda não foi atualizada no site oficial localizado para o nosso país. Para ver a diferença, você pode acessar esse link para visualizar os requisitos no site em Inglês e acessar esse outro link para visualizar as informações no site localizado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Wccftech Fonte: Microsoft, Windows (Youtube)
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.