Créditos: Montagem: Bruno Pires (Adrenaline)

Microsoft apresenta oficialmente o Windows 11; saiba tudo sobre ele

Conheça todos os detalhes da próxima geração do SO da Microsoft
Por Wikerson Landim 24/06/2021 12:43 | atualizado 24/06/2021 18:02 Comentários Reportar erro

A Microsoft realizou na manhã desta quinta-feira (24) um evento online de apresentação do Windows 11, a próxima versão do sistema operacional da empresa. No entanto, devido ao número de acessos acima do previsto – ou de uma previsão errada com relação à infraestrutura necessária – a transmissão acabou virando piada.

Logo no início do evento o link oficial de transmissão da empresa já apresentou problemas. Travamentos constantes tornaram praticamente impossível assistir aos primeiros minutos. Na sequência, ainda com a live instável, foi a vez das opções de áudio apresentarem problemas – e por alguns minutos o evento foi transmitido sem som.

Porém, depois de alguns instantes tudo ficou mais estável e pudemos, finalmente, conhecer as novidades do sistema operacional – muitas delas já vazadas em uma build na semana passada – e que mostramos em detalhes.

O novo visual do Windows

Com aparência minimalista e mais moderna, com elementos inspirados no projeto Windows 10X, logo na Área de trabalho já é possível notar as diferenças. O Menu Iniciar, antes à esquerda, agora é centralizado por padrão. Além disso, bordas mais arredondadas, claramente influenciadas pelo MacOS e ChromeOS, além do Android e o iOS.

- Continua após a publicidade -

 

As live tiles são agora um recurso opcional e há widgets que podem adicionar recursos como exibição de notícias e previsão do tempo. Adaptabilidade é palavra-chave no Windows 11 e a empresa promete que a interface do SO se adaptará com facilidade às telas de todos os tamanhos, inclusive nas versões com tela touch.

A nova versão do SO é focada em facilitar a produtividade. Assim, há recursos práticos para quem trabalha com mais de um monitor, por exemplo, e o sistema pode salvar todas as páginas abertas e, automaticamente, restaurá-las na posição original quando a conexão for restaurada.

- Continua após a publicidade -

O Microsoft Teams passa a ser parte central do ecossistema da empresa. A popularidade do serviço cresceu durante a pandemia e hoje ele é visto como um recurso essencial. Sendo assim, um atalho para ele foi adicionado logo na barra de tarefas - tudo isso integrado às versões mobile disponíveis para Android e iOS.

Windows 11 para games

O Windows 11 contará com um modo Auto HDR pensado exclusivamente para jogos. Ele permitirá que que jogos SDR sejam executados com melhorias de HDR por padrão, desde que o monitor conectado suporte tal recurso. Os usuários terão ainda acesso direto aos recursos da placa de vídeo para fazerem modificações nas configurações como desejarem.

Fique de olho também no DirectX 12. Ele será fundamental para a execução de jogos no Windows 11, oferecendo aos desenvolvedores recursos como Raytracing 1.1, apenas para citar um deles. A integração entre PC e Xbox será ampliada, com mais jogos oferecendo cross-play.

Microsoft Store renovada e compatibilidade com apps de Android

Um dos pedidos de longa data dos usuários de Windows foi atendido: a Microsoft Store será completamente renovada no Windows 11. Além disso, por meio da Amazon Store, serão disponibilizados apps de Android no sistema operacional, o que deve tornar a integração mobile/desktop ainda maior, ampliando as alternativas dos usuários.

Para os desenvolvedores, outra boa notícia: eles poderão utilizar seus próprios mecanismos de venda, o que indica que em muitos casos eles poderão ficar com toda a receita sobre o que for vendido.

Preço e data de lançamento

A Microsoft não revelou informações sobre uma data oficial de lançamento. A expectativa é que a empresa revele mais detalhes sobre isso nos próximos dias. Via redes sociais, a ASUS informou que a atualização para o Windows 11 estará disponível em seus dispositivos "até o final do ano", em um indicativo que o SO chega ainda em 2021 e será gratuito.

Veja também: Confira se seu PC suporta o Windows 11 usando uma nova ferramenta da Microsoft

E aí, você gostou das novidades do Windows 11?

  • Redator: Wikerson Landim

    Wikerson Landim

    Jornalista desde 2003 e atual Editor dos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assumo o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente. Para relaxar, nada melhor do que jogar um FIFA ou testar um eletrônico novo.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.