Um a cada cinco smartphones vendidos são falsos, diz Nokia

Clones de iPhones são comuns por aí e os chineses são mestres nesse tipo de clonagem. Mas não é só a Apple que estÁ na mira dos copiadores. Outras empresas, como a Nokia, também se preocupam – e muito – com a questão da venda de aparelhos ilegais.

Um dos executivos da companhia, Esko Aho, estima que um a cada cinco celulares vendidos no mundo inteiro são ilegais ou cópias não licenciadas.



"A maioria vem da China, mas é algo global. Não ocorre apenas na Ásia, mas também na América Latina e até mesmo em algumas partes da Europa", afirmou Aho, de acordo com informações da Reuters.

O crescimento da produção de aparelhos sem marca, especialmente em mercados emergentes, ajudou a aumentar em 35% as vendas de celulares no último trimestre de 2010. Os dados são da Gartner, que estima que a fatia de mercado dos aparelhos ilegais chega a 20%. Apesar do preço competitivo, é melhor pensar suas vezes antes de comprar um "Nokla" por aí...

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.