Créditos: Ng Han Guan/AP

John McAfee é encontrado morto em prisão na Espanha

Criador do antivírus McAfee estava preso desde 3 de outubro do último ano
Por Felipe Freitas 23/06/2021 18:38 | atualizado 24/06/2021 06:45 Comentários Reportar erro

Morreu hoje, na Espanha, aos 75 anos, John McAfee, criador do programa de antívirus que levava o seu sobrenome. McAfee foi encontrado morto em sua cela em um presídio de Barcelona. Ele estava preso desde 3 de outubro de 2020 por evasão fiscal.

De acordo com a polícia, John McAfee foi encontrado desacordado e pendurado em sua cela por agentes prisionais. Médicos do presídio de Brians 1 tentaram reanimar, sem sucesso, o empresário. O Departamento de Justiça da Espanha afirma que tudo indica que foi um suicídio, sem indícios de criminalidade. McAfee seria deportado em breve para os Estados Unidos e estava há oito meses encarcerado. 


Fonte: NullSession/Wikimedia.

A prisão do fundador da McAfee Associates aconteceu no aeroporto de El Prat, localizado em Barcelona, na Comunidade Autônoma da Catalunha. As acusações de evasão fiscais são referentes aos anos de 2014 até 2018, em que o próprio afirmou, em 2019, nunca ter pago nenhum imposto ao governo americano. Nesse mesmo ano começou a ser investigado e fugiu para Bahamas, Cuba, foi preso na República Dominicana em julho, solto e finalmente preso na Espanha enquanto rumava para Turquia.

O empresário criou o antivírus McAfee em 1987. Em 1992, John McAfee abriu a IPO (oferta pública de ações) da companhia. A empresa foi vendida para a Intel por 7.6 bilhões de dólares e depois vendida novamente para outro grupo de investidores. Em 2014 ele se desligou da empresa e vendeu todas as suas ações. 

- Continua após a publicidade -

Depois dessa venda, começou se envolver em mais polêmicas que as anteriores a sua vida executiva. Antes de sair da sua empresa, afirmou que o governo americano lhe perseguia. teve vício em drogas e em 2012 foi acusado de assassinar o seu vizinho em Belize e fugiu para a Guatemala. Novamente, dizendo que as acusações eram perseguições. Assim como disse em 2019 que a CIA lhe perseguia. 

Passava uma imagem de rebelde e contra o sistema nas suas redes, um Dan Bilzerian da terceira idade rodeado por mulheres e ligado nas tendências jovens.

Pouco após ser preso, John McAfee, amigo pessoal de Jeffrey Epstein, condenado por diversos crimes sexuais, incluindo tráficos de mulheres, twittou algo que definitivamente gerará teorias fantasiosas. De que se fosse encontrado morto, não seria sua culpa. Por motivos de não alimentar teorias fantasiosas envolvendo um tema tão grave e sensível como o suicídio, não colocarei o link do tweet nesta reportagem.

É importante destacar e reconhecer: o suicídio é o resultado de diversos fatores psicológicos que possuem tratamento. Caso você precise de ajuda, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo site ou discando 188.

Fonte: El País
Assuntos
Tags
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.