Créditos: Reprodução/Asgard

HWiNFO lista suporte para Intel XMP 3.0 das novas memórias DDR5

A ferramenta pode facilitar overclocks mais altos de forma mais estável nas memórias DDR5

Foi listado recentemente no HWiNFO que a extensão Intel Extreme Memory Profile 3.0 (XMP 3.0) para módulos de memória DDR5 chegará em breve. A ferramenta de overclock das memórias RAM para as placas-mãe poderia dar ainda mais margem para frequências em DDR5.

Já noticiamos aqui no Adrenaline a aparição e diversos módulos de memória DDR5 que estão sendo produzidos por algumas empresas, mas agora, o programa de diagnóstico e monitoramento de hardware listou que a Extensão XMP 3.0 para memórias DDR5 está chegando em breve, o que pode significar frequências de operação ainda maiores que as observadas pelos modelos já apresentados.


Imagem: HWiNFO / Captura de tela

A TeamGroup, por exemplo, anunciou recentemente os seus módulos de memória ELITE U-DIMM DDR5 que serão lançados ainda em 2021 com frequências de até 4800 MHz. De acordo com o JEDEC, essa nova geração de memórias poderia atingir até 6400 MHz só que essa nova extensão XMP poderia estender esse limite ainda mais.

Intel Z690 chega em 2021 com DDR5, AM5 trará
a tecnologia para AMD em 2022

Outras fabricantes como a Netac e Geil, por exemplo, já afirmaram que estão trabalhando para alcançar frequências de operação entre 7200 MHz para até 10 GHz, mas é claro que frequências absurdas assim não são tão relevantes se o sistema não consegue se manter estável. Dessa forma, podemos esperar que o XMP 3.0 possa estender os limites de frequência de operação entre 7200 MHz e 8400 MHz, que já são valores absurdamente altos em comparação com os atingidos pelos atuais DDR4.

- Continua após a publicidade -

Os processadores Intel de 12ª geração Alder Lake-S devem chegar em algum momento próximo do final de 2021, os rumores mais recentes indicam o lançamento em outubro. As CPUs devem ser as primeiras no mercado doméstico que trazem suporte para DDR5 e PCIe 5.0 em placas mãe com soquete LGA 1700.

Portanto, até a chegada do Alder Lake-S não podemos testar quais os limites de operação dessa nova e promissora tecnologia DDR5. Também vale lembrar que apesar do XMP ser uma ferramenta relativamente segura que não deve gerar nenhum tipo de dano no seu hardware, a Intel ainda mantém a sua política de quebra de garantia caso o usuário aplique um perfil XMP.

Via: Videocardz Fonte: HWiNFO
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.