Créditos: Teckers

Qual SSD é o mais rápido? Teste coloca PlayStation 5 e Xbox Series X lado a lado

Com SSDs super rápidos, os dois consoles entregam desempenhos bem interessantes.
Por Raphael Giannotti 22/06/2021 19:38 | atualizado 22/06/2021 19:39 Comentários Reportar erro

Nem faz muito tempo que a nova geração de consoles foi lançada e um assunto muito debatido foi (e ainda é) a velocidade dos SSDs do PlayStation 5 e Xbox Series X. O canal do Youtube ElAnalistaDeBits fez uma bateria de testes bem completa envolvendo os dois consoles rivais.

Os testes vão desde simplesmente ligar os consoles pela primeira vez até instalação de um jogo através de mídia física. Ambos os consoles vão alternar entre estar na frente ou não. Por exemplo, o console da Microsoft sai na frente quando se trata de velocidade de inicialização. Já o PlayStation 5 tem a vantagem instalando os jogos. 

Ligando os consoles, o Xbox Series X sai na frente com a vantagem em cinco segundos. Porém é interessante notar que, se considerarmos a animação que o sistema da Sony tem ao inicializar, dá para considerar um empate técnico, já que a diferença nos tempos diminuiria sem a animação. Já a volta do modo repouso, a vantagem do Xbox Series X é notável, chegando a 11 segundos. Ainda sobre sistema, a reinicialização do lado verde é nove segundos mais rápido que o azul.

- Continua após a publicidade -

Baixando e instalando o Assassin's Creed Valhalla, o vídeo mostra que o PlayStation 5 termina todo o processo mais de três minutos antes. Precisamos apontar algumas coisas aqui: não fica claro a velocidade de download do PlayStation 5 e o arquivo do jogo no Xbox é cerca de 17GB a mais. A comparação foi justa? Deixe sua opinião.

Na hora de desinstalar o jogo, os dois consoles fazem no mesmo tempo. Porém na hora de iniciar um jogo, que nesse caso é o Resident Evil Village, o PS5 consegue fazer isso mais rápido, 15 segundos precisamente. O Xbox sai na frente quando se trata do "quick resume" em três segundos. Instalando o jogo Judgement, a Sony faz bonito e cerca de 18 minutos mais rápido. Novamente vale ressaltar que o arquivo do jogo no Xbox é 11GB maior, mas será que compensa na espera? Fica a pergunta.

- Continua após a publicidade -

A verdade é que os dois consoles entregam velocidades bastante impressionantes para consoles, principalmente se comparados com a geração anterior, com jogos que chegavam na casa de um minuto ou mais para carregar. 

  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.