Créditos: Jioforme

SSD WD SN850 PCIe 4.0 tem grande queda de desempenho em slots M.2 em placas-mãe X570

O modelo topo de linha da WD chega a ter queda maior que 40% em escrita
Por Raphael Giannotti 23/06/2021 12:27 | atualizado 23/06/2021 16:11 Comentários Reportar erro

Lançado ano passado, o WD Black SN850, SSD topo de linha da Western Digital, é o que há de melhor no mercado. Porém, segundo o site alemão ComputerBase, alguns usuários têm relatado baixa velocidade de escrita quando conectado em slots M.2 específicos em placas-mãe com o chipset X570 da AMD. A queda em desempenho passa dos 40%.

Depois de ver as reclamações dos donos do SSD, o próprio site alemão fez seus testes e foi constatado que o problema acontece quando o WD Black SN850 está conectado em um slot M.2 que tem a comunicação direta com o chipset X570, se comparado com o slot que "conversa" diretamente com o CPU. Isso acontece porque a latência é maior quando a comunicação é feita via chipset. Esse problema faz com que o SSD funcione com velocidades parecidas com as suportadas por PCIe terceira geração.

A diferença de desempenho entre esses slots geralmente chega na casa dos 10%, segundo o Tom's Hardware, mas a velocidade de escrita desse SSD é cortado quase pela metade nessa situação específica. O teste do ComputerBase mostra que usando o SSD em um slot controlado pelo processador, o WD SN850 alcança a velocidade de escrita proposta pela fabricante, em torno dos 5.255 MB/s. Porém quando controlado pelo chipset, essa velocidade pode cair para menos de 3000 MB/s, diferença de cerca de 43%. 

Os testes, feito no CrystalDiskMark, mostram que a escrita sequencial é a mais afetada, enquanto que a escrita em workload aleatório teve uma queda menor que 13%. Outros SSDs foram testados e a diferença entre os slots ficaram em torno dos 10%, o que já é esperado por conta da latência maior. Em velocidades de leitura não foram identificadas qualquer anomalia do tipo, chegando a 10% de diferença também. 

- Continua após a publicidade -

A Western Digital diz estar ciente do problema e que está trabalhando em uma nova firmware e irá liberar para download no dia 12 de julho. Por enquanto, a solução é trocar o SSD de slot, o que parece ser uma solução simples, a não ser que você esteja usando todos os seus slots.

Via: Tom's Hardware Fonte: ComputerBase
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.