Créditos: Reprodução/Vitor Vilela

Usuário cria mod widescreen de Super Mario World e promete ultrawide no futuro

O jogo antes se encontrava na resolução 256 x 224 (8:7) e agora pode ser jogado em 352 x 224 (16:9)

O engenheiro de computação e software Vitor Vilela publicou no Twitter um mod que adiciona a proporção widescreen a Super Mario World. Antes disponível apenas na resolução 256 x 224 original, o mod oferece ao jogo a resolução 352 x 224 (16:9). Além disso, uma opção de jogo ultrawide (21:9) será lançada no futuro pelo mesmo mod.

O software funciona modificando a ROM do jogo original quando executado através do emulador bsnes_hd. As instruções para instalação e configuração do patch estão na página do projeto no GitHub. Para evitar problemas com direitos autorais, a ROM não é fornecida, devendo ser baixada à parte.

A Nintendo tem sido bastante contundente em relação a violações de direitos autorais, principalmente contra sites que distribuem ROMs. No começo de junho, por exemplo, um site que hospedava cópias de jogos da empresa foi condenado por um tribunal de Paris a pagar 1,13 milhão de dólares em indenização para a Nintendo após não remover o conteúdo.

Divulgação/Nintendo

- Continua após a publicidade -

Outra situação similar aconteceu com o já extinto site RomUniverse, que distribuía ROMs de jogos da empresa e cobrava assinaturas. O resultado do processo foi uma indenização de 2,1 milhões de dólares para a Nintendo.

Além disso, a Nintendo recebeu diversas críticas devido à conta japonesa da Nintendo no Twitter ter solicitado que os criadores de conteúdo não fizessem transmissões ao vivo do evento Nintendo Direct, durante a E3. Os streamers poderiam mostrar suas reações aos anúncios, mas sem veicular o conteúdo ao vivo do evento.

Vitor Vilela também possui uma página no Patreon, na qual arrecada fundos para construir seu próprio “laboratório” de otimização de ROMs (acesse a página aqui). Seu trabalho se concentra em criar mods de jogos antigos e ele já modificou oito jogos, incluindo Super Mario World. Vilela também já disse ter esperança de criar um padrão que possa ser aplicado a qualquer jogo de SNES.

Fonte: The Verge, Twitter
Tags
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.