Créditos: Wccftech/Reprodução

Preços de GPUs Nvidia e AMD começam a cair e já alcançam os mesmo valores do início do ano

Disponibilidade e estoque das GPUs também apresentaram sinais de recuperação
Por Luiz Schmidt 21/06/2021 14:57 | atualizado 21/06/2021 15:07 Comentários Reportar erro

Análise recente do 3DCenter trouxe uma boa notícia para quem está preocupado com o  a falta de estoque e constante aumento dos preços de hardware. De acordo com os dados publicados, o valor das GPUs da AMD e NVIDIA começaram a normalizar nas lojas da Europa. Além disso, o estoque e disponibilidade dos produtos também mostrou sinais de recuperação.

Os preços de hardware sofreram aumento exponencial durante o ano de 2021, como um dos reflexos da pandemia. A escassez de chips, falta de estoque e a alta demanda por mineração foram os principais fatores resultando no aumento do custo das GPUs.

Segundo o que foi publicado, as GPUs NVIDIA estavam com baixo estoque devido a alta demanda por mineração. Cenário que mudou recentemente com o lançamento da linha RTX 30 LHR (Lite Hash Rate) para frear a mineração em placas de vídeo da NVIDIA. O lançamento da linha LHR resultou em quebra na demanda por mineração e forçou os varejistas a reduzirem os preços. Até o dia 20 de junho, as GPUs apresentaram redução de até 113% no valor, mesmo assim o preço das GPUs NVIDIA permanece cerca de  91% acima do MSRP (Preço Sugerido pelo Fabricante).

No mercado europeu ainda existe um grande estoque de GPUs NVIDIA GeForce sem a redução de hash rate para mineração (LHR). Dessa forma, é esperado que varejistas reajustem os preços, em um cabo de guerra constante, enquanto durarem os estoques. Na imagem abaixo, disponibilizada pelo site Videocardz, é possível identificar como o valor das GPUs NVIDIA, mesmo com a redução, continua com preço muito superior ao valor sugerido pelo fabricante (MSRP).

- Continua após a publicidade -


Preço das GPUs NVIDIA até o dia 20 de Junho (Créditos: Videocardz)

Já a linha Radeon RX 6000 da AMD, não sofreu grandes alterações de preço. Porém, os estoques da GPU apresentaram aumento considerável. Caso a tendência de redução de preços continue, é esperado que tanto as GPUs da AMD quanto da NVIDIA continuem a registrar quedas no decorrer de 2021. 

Fonte: Wccftech, Videocardz, Neowin
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.