Índice do Artigo

Hardware

Crucial diz que mineração de Chia viola sua garantia, mas depois volta atrás

Crucial diz que mineração de Chia viola sua garantia, mas depois volta atrás
Créditos: LagiHiTech

A fabricante de componentes e drives de memória Crucial publicou um artigo recentemente declarando que o uso de seus SSDs para mineração de Chia invalidaria suas garantias. Mas, depois de ser questionada sobre o assunto pelo site Tom’s Hardware, a empresa voltou atrás na decisão e mudou suas palavras.

O trecho acima é uma captura de tela do artigo original, onde podemos ver claramente um trecho em que a Crucial declara, com todas as palavras, que a mineração de Chia seria uma violação de sua garantia. Segue abaixo, em tradução livre:

Todos os SSDs Crucial trazem garantias de 3 a 5 anos, dependendo do modelo, que podem ser invalidadas em drives usados para minerar Chia ou qualquer outro tipo de criptomoeda.

Depois, o artigo cita um trecho que afirma ter tirado de uma de suas declarações de garantia:

A garantia cobre apenas defeitos surgindo de uso normal e não inclui mal funcionamentos ou falhas vindo de mau uso, negligência, abuso… O uso fora do normal pretendido deve incluir, mas não ser limitado a, MINERAÇÃO (como criptomoedas, mineração de dados, fazendas de mineração.

Acontece que, depois pesquisando os termos de garantia da Crucial, o pessoal do Tom’s Hardware não conseguiu encontrar esse trecho em nenhum deles. O site entrou em contato com a fabricante, que lhes disse que o contrato de garantia não foi alterado e “quaisquer confusões causadas pelo post no blog foram totalmente acidentais”.

Algo que não passou batido pelo site, no entanto, foi que a Crucial mudou o texto do artigo antes de responder suas requisições por comentários. A versão atualizada do artigo agora diz que:

Todos os SSDs da Crucial trazem garantias de 3 a 5 anos dependendo do modelo, com um máximo de Total Bytes Written (TBW) baseado em suas capacidades, o que acontecer primeiro.

Depois da alteração, a Crucial explicou ao Tom’s Hardware que essa não é uma alteração no contrato de garantia, mas sim uma tentativa de destacar aos consumidores que a garantia pode ser esgotada depois de um certo número de gravações de bytes, mesmo que isso acontece antes dos 3 ou 5 anos prometidos. Essa cláusula, sim, sempre esteve no contrato, e a fabricante acredita que a mineração de Chia certamente deve alcançar o máximo de TBW antes dos 3 ou 5 anos de suas garantias.

Mas o texto, como estava antes, dizia algo bem diferente disso. A conclusão do Tom’s Hardware é que a Crucial pode estar preparando uma mudança no seu contrato de garantia para passar a valer nos próximos lançamentos de SSD, e que o texto acabou sendo publicado assim antes da hora – mas isso é uma especulação, não foi confirmado oficialmente na comunicação com a Crucial.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções