Créditos: Youtube ETA Prime

Veja desempenho da Intel DG1-4G, primeira placa de vídeo dedicada da empresa

Testes em jogos e benchmarks sintéticos feitos por Youtuber mostram o potencial da placa

A  Intel anunciou no começo do ano que sua primeira placa de vídeo dedicada, a Intel DG1-4G, começaria a ser vendida e embarcada em sistemas OEM. O youtuber ETA Prime colocou suas mão em um computador da CyberPowerPC equipado com a placa, o modelo em questão é da Asus. O sistema traz um Intel Core i5-11400F, 8GB de memória RAM e SSD de 500GB. De acordo com o teste, a placa de vídeo de entrada da Intel consegue lidar com jogos em 1080p.

Em jogos online competitivo como Fortnite, Overwatch e Rocket League, a Intel DG1-4G atingiu altas taxas de quadros em FullHD, chegando a 151fps médio no Fortnite. Já em jogos bem pesados como Red Dead Redemption 2 e Cyberpunk 2077, ela conseguiu garantir os 30fps em 900p e 720p respectivamente. Em alguns jogos foi possível ter qualidade gráfica alta (Rocket League), média (GTA 5 e Genshin Impact) e, no restante dos jogos, baixa. Se você gosta de encher seus olhos com gráficos bonitos, a Intel DG1-4G não é a melhor escolha.

Já em benchmarks sintéticos, a placa de vídeo dedicada da Intel teve um desempenho similar a Radeon HD 7870 e GeForce GTX 760, segundo o Tom's Hardware, placas de 2012/2013. A vantagem da Intel DG1-4G é que ela consome seis vezes menos que as placas citadas. A solução da Intel alcançou pontuações de 1630 no Time Spy, 21313 no Night Raid e 5837 no Fire Strike.

- Continua após a publicidade -

A Intel DG1-4G conta com 80 Unidades de Excecução (640 shading units), clock base de 1.2 GHz com um boost de 1.5 GHz e é equipada com 4GB LPDDR4X-4266, tecnologia usada em SoC de smartphone já há alguns anos. A placa de vídeo tem dissipação passiva e não precisa de conectores de energia PCIe, já que consome somente 30W, sendo alimentada pelo slot PCIe sem problemas. DisplayPort, HDMI e DVI-D são as conexões de vídeo que a placa oferece. Vale mencionar que o print do GPU-Z mostra 768 Unified Shaders (que dá 96 Unidades de Execução), que, segundo o VideoCardz, é o valor do modelo DG1 SDV, enviado para os desenvolvedores.

A placa de vídeo da Intel funciona somente em conjunto com CPUs Intel Core e, por enquanto, em um número limitado de placas-mãe.

Via: VideoCardz, Tom's Hardware Fonte: Youtube
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.