Índice do Artigo

Hardware

Samsung está contratando ex-engenheiros da Apple e AMD para fazer um novo CPU

Samsung está contratando ex-engenheiros da Apple e AMD para fazer um novo CPU
Créditos: Divulgação Samsung

Recentemente a Samsung fechou parte do seu departamento interno de design de processadores, principalmente por considerar que os núcleos Mongoose apresentavam desempenho inferiores aos chips com ARM padrão. Mas a fabricante pode não ter desistido de criar sua própria arquitetura, isso porque alguns rumores apontam que a empresa está procurando ex-engenheiros com renome no mercado.

Segundo esses vazamentos, a empresa está indo prioritariamente atrás de um profissional em específico que trabalhou no desenvolvimento de processadores da Apple e AMD, que foi, inclusive, fundamental na criação do chipset personalizado do Apple Silicon. Além disso, a empresa estaria já negociando com o engenheiro, que pediu para ter total controle da sua própria equipa, além de ter liberdade para escolher quem ele quiser contratar.

Os rumores não falaram quem seria essa possível pessoa, mas ele será responsável em criar um chip com desempenho e sucesso igual o Apple M1. Essa interesse da Samsung em criar seu próprio chipset com arquitetura própria seria por causa da nova série Cortex-X, que a empresa supostamente achou o desempenho insatisfatório.


Créditos: Divulgação Apple

Esse é mais um dos esforços da gigante sul-coreana no desenvolvimento de CPUs, isso porque, além do desenvolvimento dos processadores Exynos, a fabricante vem trabalhando com a Google no desenvolvimento de um chip personalizado. Além disso, ela está trabalhando junto da AMD para conseguir trazer GPUs com arquitetura RDNA2 para seus processadores mobile.

O lançamento do Apple M1 mexeu bastante com a indústria, não apenas a Samsung está interessada em ir atrás de sua própria arquitetura, mas a Qualcomm também. Recentemente a fabricante de semicondutores comprou a empresa Nuvia, que foi fundada por ex-engenheiros da Apple que trabalharam no chipset do Apple Silicon, que também está desenvolvendo uma arquitetura própria.

Entretanto, a Qualcomm terá um pouco mais de trabalho, pois a sua nova aquisição vinha trabalhando em um design para servidores, tendo que passar por uma adaptação para funcionar nos requisitos de energia e tamanho de smartphones e outros aparelhos.

Não se sabe quando as empresas irão lançar seus chipsets com arquiteturas próprias, mas ainda deve demorar um bom tempo para isso realmente acontecer. Principalmente para a Samsung, que supostamente ainda está criando sua equipe para o desenvolvimento.

Via: GSMArena, Clién

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções