Créditos: AMD

AMD Zen 4 poderá ter processadores de até 128 núcleos [RUMOR]

O modelo EPYC Genoa ainda deve contar com 96 núcleos

De acordo com um vazamento da conta @Broly_X1 no Twitter compartilhado na última segunda feira (14), os processadores da linha EPYC da AMD da próxima geração baseados em Zen 4 poderão ser equipados com 128 núcleos, o dobro do que os modelos atuais que contam com 64 núcleos. No entanto, outras fontes apontam que esse não corresponde ao modelo de codinome Genoa.

Não é a primeira vez que vemos rumores relacionados, já que outros vazamentos indicavam que os processadores EPYC da AMD contariam com mais de 64 núcleos. De acordo com o tweet, os processadores de codinome Genoa contariam com 128 núcleos, no entanto, outras fontes afirmam que o processador contará com apenas 96 núcleos.

Essa afirmação é baseada em vazamentos anteriores feitos pelo ExecutableFix mostrando que o AMD EPYC Genoa contará com 12 CCDs com núcleos Zen 4. Como já sabemos que a próxima microarquitetura deve manter o número de 8 núcleos por CCD, isso nos deixa com um total de 96 núcleos na CPU.


Imagem: @ExecuFix/Reprodução

Além da resposta do ExecutableFix no twitter, uma conta do Chiphell também afirmou que os processadores EPYC baseados em Zen 4 com codinome Genoa terão apenas 96 núcleos. Isso não necessariamente quer dizer que não haverão processadores com 128 núcleos, mas eles não devem ser chamados de Genoa.

- Continua após a publicidade -

De qualquer maneira, esses são apenas rumores. Informações mais claras devem ser compartilhadas futuramente. Também existe a possibilidade de que quem receberá um total de 128 núcleos é o processador Ryzen Threadripper da próxima geração baseado em Zen 4, mas mesmo assim, essas são apenas especulações.

AMD registra crescimento de 93% no primeiro trimestre de 2021

Em resumo, até agora os rumores indicam que o processador EPYC de codinome Genoa será anunciado ano que vem baseado no processo de fabricação em 5nm da TSMC, com 96 núcleos e 192 threads, baseado no socket LGA 6096, com suporte a memória RAM DDR5 e PCIe Gen 5. No entanto, podemos esperar modelos de CPUs da AMD com até 128 núcleos futuramente.

Via: Neowin, Wccftech
  • Redator: Diego Amorim

    Diego Amorim

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.