Créditos: Intel

Novos processadores Intel Core de 12ª geração Alder Lake-S podem chegar em outubro

Rumores recentes indicam que nova geração Intel Core deve chegar durante o período de Halloween

Rumores recentes indicam que a 12ª geração Intel Core, codinome Alder Lake, pode chegar no dia 25 de outubro. Os processadores Alder Lake-S para desktops chegam com 16 threads, soquete LGA 1700, DDR5 e suporte PClE 5.0.

As informações foram vazadas no Twitter pelo usuário Moore's Law is Dead, informando que a nova geração Intel Core chegaria na época assustadora do ano, uma clara referência ao Halloween.

Segundo informações o modelo Alder Lake-S Intel Core i9 chegará com 16 threads, onde 8 núcleos serão Golden Cove com alto desempenho, e 8 núcleos Gracemont, para alta eficiência energética. Os novos CPUs Alder Lake também terão tecnologia Enhanced SuperFin de 10nm, enquanto a litografia de 7nm não chega.

A 12ª geração Intel Core oferece suporte a memórias DDR5, DDR4, LPDDR5 e LPDDR4, conexão Wi-Fi 6E, Thunderbolt 4 e até 20% a mais de desempenho single-thread. Já o soquete LGA 1700 necessitará de novo encaixe para coolers, devido ao formato retangular de 37,5x45,0mm. Entretanto fabricantes de coolers como Noctua e Gigabyte confirmaram suporte para os processadores Alder Lake.

- Continua após a publicidade -


(Créditos: Intel)

Além disso, Intel Core de 12ª geração devem ter as primeiras placas-mãe com conector de 10 pinos, com o conector ATX12VO, que aos poucos recebe suporte de fabricantes de fontes de alimentação como Seasonic e ASrock. Testes feitos pela Intel, indicam que o conector pode reduzir o consumo de energia pela metade.


(Créditos: Intel/ Videocardz)

Recentemente, vazaram testes do inédito processador Intel Alder Lake-P com 14 núcleos e 20 threads com 64GB de memória RAM DDR5. Feito no Geekbench 5, esse benchmark mostrou um desempenho multi-core superior ao do rival AMD Ryzen 9 5980HS.

No teste, o Intel Alder Lake-P obteve 1.287 pontos em workloads single-thread e 8.950 pontos em cargas de trabalho que envolvem múltiplos núcleos. O rivalRyzen 9 5980HS obteve 8.225 pontos em multi-core, mas ainda apresentou desempenho de núcleo único superior, no valor de 1.540.

- Continua após a publicidade -

Fonte: Tweaktown, Techradar
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.