Projeto Denver (Tegra 4?) chegará em 2013 com super GPU Maxwell de 22nm

A NVIDIA através de seu gerente geral da linha Tegra, Mike Rayfield, concedeu uma entrevista bastante interessante ao pessoal do Hexus.net, revelando alguns detalhes do badalado Projeto Denver.

Para quem ainda não sabe, trata-se de um ambicioso projeto em desenvolvimento sobre a plataforma de processadores da ARM, destinado a oferecer uma solução completa de processamento (CPU e GPU) para a computação de alto desempenho (HPC), tais como servidores, supercomputadores e desktops de ponta.

De acordo com o executivo, o Projeto Denver serÁ composto do processador Cortex-A15 MPCore da ARM com GPUs GeForce e Tesla baseadas na futura geração Maxwell.

Vale ressaltar que, segundo a ARM, o Cortex-A15 MPCore oferecerÁ um desempenho 5 vezes maior que o A9 quando comparado às modernas aplicações de smartphones, mantendo o mesmo consumo de energia. Um dos segredos para a alta performance estÁ na quantidade de núcleos da CPU (quad-core), bem como na freqüência de operação deste (até 2.5Ghz). O projeto inicial prevê refinamentos na litografia, começando em 32nm, passando para 28nm e podendo chegar aos 20nm.

- Continua após a publicidade -

JÁ a Maxwell, serÁ a GPU seguinte ao lançamento da substituta da atual geração Fermi, a Kepler. Prevista para 2013, o chip grÁfico terÁ litografia em 22nm, com performance computacional paralela cerca de 16 vezes superior à sua antecessora, sendo de 10 a 12 vezes mais veloz em aplicações "convencionais" e até 40 vezes mais potente que a Fermi!

Tendo em vista que Rayfield informou que a idéia da NVIDIA é lançar uma nova geração do Tegra a cada ano, é provÁvel que o Projeto Denver venha ser a base para a arquitetura do Tegra 4, devendo chegar ao mercado no final de 2013 ou no mais tardar, no primeiro semestre de 2014.

Outro fato curioso foi que a companhia admitiu pela primeira vez publicamente ter errado na estratégia em torno do Tegra, ao "desprezar" a plataforma Windows Mobile, o que culminou na parceria estratégica entre Microsoft e Qualcomm.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.