Créditos: Knowtechie

Intel Z690 chega em 2021 com DDR5, AM5 trará a tecnologia para AMD em 2022

A partir do fim deste ano, as novas placas podem começar a chegar com as novas memórias
Por Raphael Giannotti 16/06/2021 13:56 | atualizado 16/06/2021 18:51 Comentários Reportar erro

Segundo um rumor, as próximas placas-mãe da Intel e AMD começam a chegar a partir do último trimestre deste ano (2021) com a Z690 chegando no último trimestre, e as B660 e H610 no primeiro trimestre de 2022, enquanto o soquete AM5 seria introduzido no segundo trimestre do ano que vem e a Z790, prevista para chegar no terceiro trimestre de 2022. O rumor foi divulgado pelo Twitter através da conta de um editor do site chinês Uniko's Hardware.

A placa-mãe com chipset topo de linha da Intel, Z690, para a décima segunda geração de processadores de codenome Alder Lake deve ser a primeira a chegar. Testes de desempenho vazados aconteceram recentemente, o que pode ser um indicativo de que seu lançamento, ou pelo menos anúncio, esteja próximo. Segundo o site VideoCardz, as fabricantes já teriam suas placas prontas, esperando pelo aval da Intel para mostrá-las durante a Computex desse ano, que aconteceu agora no começo do mês, porém não houve a aprovação.

Créditos: VideoCardZ

Seguindo os rumores, as próximas placas-mãe Intel Alder Lake a chegarem no mercado seriam dos segmentos de entrada e intermediário, H610 e B660 respectivamente. Essas devem chegar já no começo de 2022, entre janeiro e março. 

O próximo nessa lista é a nova geração da AMD, de codinome Raphael, que deve chegar entre abril e junho do ano que vem. Não se sabe quais chipsets estão para chegar nesse período, a informação só diz a respeito do novo socket AM5 que, segundo um vazamento anterior, a AMD deve utilizar a tecnologia LGA (Land Grid Array), a mesma usada pela rival Intel, ao invés de PGA (Pin Grid Array) que ela vem utilizando.

- Continua após a publicidade -

Entre julho e setembro, pode ser que veremos as placas-mãe topo de linha para a décima terceira geração da Intel. Nomeada de Raptor Lake-S, essa futura nova geração também usará o mesmo socket da próxima geração Alder Lake, LGA1700. 

O VideoCardz afirma que essa é uma fonte confiável e que rumores anteriores divulgados pela Uniko's Hardware acabaram se tornando verdade. 

Via: VideoCardz
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de jRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar todos os souls-like depois de ter platinado os três Dark Souls. Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão, gamer desde 1991.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.