Créditos: WorldSpectrum/Pixabay

Mineradores compraram 700.000 placas de vídeos apenas no primeiro trimestre de 2021

De acordo com estudo, 25% das GPUs vendidas no primeiro trimestre foram para mineração
Por Felipe Freitas 15/06/2021 20:00 | atualizado 05/07/2021 15:43 Comentários Reportar erro

Um estudo publicado pela Jon Peddie Research, empresa de consultoria, mostra o impacto da mineração de criptomoedas nas vendas de placas de vídeo. 700 mil placas vendidas no primeiro trimestre deste ano foi vendida para minerar criptomoedas. Como esperado, AMD, Nvidia e suas parceiras foram quem mais lucraram com essas vendas.

De acordo com a consultoria, esses números equivalem à 25% das placas vendidas no primeiro trimestre de 2021. As GPUs adquiridas por mineradores e especuladores, desde placas high-end a modelos intermediários, valem um total de 500 milhões de dólares.

A fórmula utilizada pela Jon Peddie Research, que analisa dados de componentes de computadores desde 1985, foi criada após observar a queda da taxa de placas conectadas a PCs para 25% e depois subir para 50%. O uso de placas para mineração é igual a diferença entre a tendência normal de uso e a taxa existente de placas usadas em PCs. Para a consultora, isso é um indício de que mineradores de criptomoedas tem seus setups dedicados e compraram as GPUs. Assim como mineradores casuais também montando seus sistemas para criptomoedas.


Fonte: Behnam Norouzi/Unsplash.

Porém a empresa concorda que não é um modelo mais tão preciso devido a mineradores e scalpers (cambistas) comprarem placas para depois vendê-las, aproveitando a alta no preço devido a falta do produto.

- Continua após a publicidade -

Além dos mineradores, a pandemia também inflou os preços. Fábricas tiveram que fechar temporariamente e os valores dos componentes das placas também subiu. De acordo com Jon Peddie Research, o aumentou foi de 70% no início de 2021.

AMD e Nvidia estão tomando posições diferentes em relação a mineração nas placas. Para o lado vermelho, não há problema nenhum mineradores usarem suas GPUs. Já a concorrente do lado verde anunciou um modelo específico para os mineradores de Ethereum, além de reduzir o potencial de mineração das RTX 30 a partir das placas lançadas em março de 2021 adiante.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.