Créditos: Reprodução/Microsoft

Windows 11 a caminho? Windows 10 terá seu suporte encerrado no dia 14 de outubro de 2025

Após dizer que esse seria o "último sistema operacional" da empresa, Microsoft parece estar preparando o terreno para a chegada de uma nova versão de seu sistema
Por Pedro Henrique 14/06/2021 20:50 | atualizado 15/06/2021 07:50 Comentários Reportar erro

Lançado em outubro de 2015, o Windows 10 parecia que seria mesmo o "último Windows lançado pela Microsoft", entretanto, parece que os planos da empresa de Redmond mudaram nesses últimos tempos. Na calada da noite, a Microsoft atualizou a página sobre o ciclo de vida de seus produtos, trazendo a informação que o Windows 10 terá seu suporte oficial encerrado no dia 14 de outubro de 2025, devendo deixar de ganhar atualizações e patches de segurança após essa data.

Conforme revelado por Paul Thurrot, jornalista e especialista na área de Windows, essa é a primeira vez que a Microsoft traz alguma informação sobre o fim do suporte do Windows 10 Home e Pro. Anteriormente, a página de ciclo de vida de suporte listava as datas de término de suporte para várias versões do Windows 10, não do sistema operacional por inteiro.

O Windows 10 foi apresentado oficialmente pela Microsoft em 29 de julho de 2015, sendo o sucessor do Windows 8.1. Na época, a empresa disse que o sistema operacional seria “a última versão do Windows”, passando a tratá-lo como “Windows como serviço”, lançado duas grandes atualizações a cada ano e trazendo mudanças e novidades para o SO desde então.

Apesar de parecer um ritual "padrão", onde a Microsoft estaria cumprindo com o compromisso de dar suporte ao sistema operacional por 10 anos, o momento em que é anunciado esse fim de ciclo por baixo dos panos é bastante oportuno.

Windows 11 (ou Sun Valley) deverá ser anunciado no dia 24 de junho

- Continua após a publicidade -

Com a revelação do fim do suporte do Windows 10, os rumores sobre o lançamento de uma nova versão do Windows no final deste mês de junho ganham ainda mais força. A Microsoft  realizará um evento no próximo dia 24 de junho, onde promete apresentar “a nova geração do Windows”, e quem deve dar as caras é o novo Windows 11.

Conhecida internamente com o codinome "Sun Valley", a nova versão do Windows não será apenas uma grande atualização para o Windows 10, mas sim um novo sistema com diversas mudanças na interface e design, uma grande repaginada para a Windows Store, além de melhorias em diversas áreas do sistema. Segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, essa nova versão do sistema será "a atualização mais significativa para o Windows nos últimos anos", e podemos esperar grandes novidades.

A Microsoft vem publicando diversos teasers relacionados ao número "11", o que pode ser um sinal de que o Windows 11 realmente será o nome do novo sistema operacional da empresa e que ele está a caminho. Porém, só saberemos de forma oficial isso no dia 24 de junho, às 12h (horário de Brasília), quando acontecerá a apresentação.

Via: Mundo Conectado Fonte: The Verge, TechPowerUp
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.