Créditos: Notebookcheck

Empresa chinesa anuncia GPU com chip Intel Iris Xe DG1

Gunnir é a segunda companhia a lançar um modelo da placa da Intel
Por Felipe Freitas 12/06/2021 12:42 | atualizado 12/06/2021 14:25 Comentários Reportar erro

A Gunnir anunciou o lançamento da sua placa de vídeo Blue Halberd Iris Xe DG1, com o chip gráfico da Intel. A empresa chinesa se junta a taiwanesa Asus e é a segunda a fabricar um modelo usando a nova GPU dedicada da Intel. A placa não deverá ser vendida separadamente para usuários finais.

Blue Halberd conta com um fan de 45mm para resfriamento, bem diferente da versão fabricada pela Asus que possui somente resfriamento passivo. A memória de 4GB do tipo LPDDR4x mantém a frequência máxima de 1.5MHz.


Fonte: Gunnir

Surpreendentemente a placa de vídeo possui, além da uma entrada HDMI, uma entrada em VGA. A opção pela entrada quase esquecida pode ser justificada pelo foco do produto em computadores pré-montados ou pelo público-alvo desses computadores: usuários comuns e empresas pequenas - ou empresas grandes que não precisem de computadores de alto desempenho em todos os setores.

placa de vídeo da Intel não é compatível com processadores AMD, somente funcionando com os processadores Intel Core de nona e décima geração e placas-mãe com chipset B365, B460, H310C e H410. A GPU da Intel é feita com base na arquitetura SuperFin. Como esperado para o tipo de placa, a Blue Halberd tem um tamanho pequeno, tendo apenas 150mm de comprimento e 69mm de largura.

- Continua após a publicidade -

Intel também está fabricando a placa de vídeo dedicada para notebooks finos e leves, a Intel Iris Xe Max. Em um primeiro momento, acreditou-se que a chinesa Colorful seria uma das parcerias da Intel na produção da Intel Iris Xe, devido a foto de uma possível placa da Colorful no site da empresa americana meses atrás. A informação foi desmentida pela Colorful.

Computadores pré-montados com a singela placa de vídeo Intel Iris Xe da Asus já estão a venda nos Estados Unidos. Não há uma previsão para vendas separadas da placa para consumidores e nem se serão vendidas dessa maneira.

Fonte: Tech Powerup, Tom's Hardware, Video Cardz
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.