Créditos: Reprodução/SiFive

Intel faz proposta de compra da SiFive por 2 bilhões de dólares

Aquisição seria uma resposta a compra da ARM pela Nvidia

A Intel fez uma oferta de 2 bilhões de dólares para comprar a SiFive, empresa americana que projeta semicondutoresSiFive é rival da ARM, que foi comprada pela Nvidia em 2020 e ainda passa por trâmites legais para finalizar a fusão entre as duas. Proposta é recente e nenhuma empresa envolvida se manifestou.

SiFive já recebeu investimento da Intel nos últimos anos e propostas de compra de outras empresas. No ano passado, foi avaliada em 500 milhões. A empresa, com sede na cidade californiana de San Mateo, tem como CEO o experiente Patrick Little, que foi vice presidente do braço automotivo da Qualcomm. A proposta da Intel foi revelada por uma fonte envolvida no assunto.

Fundada em 2015, a startup SiFive se destacou rapidamente no mercado com seus projetos de semicondutores baseados na arquitetura RISC-V. O anúncio da venda da sua rival, a empresa britânica ARM, para a Nvidia trouxe mais atenção para a SiFive

Diversas companhias clientes da ARM, como Microsoft e Qualcomm, manifestaram suas preocupações com a aquisição da Nvidia, o que daria para a SiFive uma oportunidade de expandir o licenciamento de seus projetos em RISC-V. Apesar da alta proposta da Intel, a SiFive poderia facilmente manter-se independente, tirando proveito do "medo" da fusão entre ARM e Nvidia. Ainda mais com os atrasos causados pelos obstáculos jurídicos e antitruste enfrentado pelo lado verde da força.

- Continua após a publicidade -

 

A arquitetura RISC-V começou a ser desenvolvida em 2010, na Universidade da Califórnia, em um projeto iniciado pelo professor Krste Asanovic, um dos fundadores da SiFive. Yusup Lee e Andre Waterman também são pesquisadores do projeto e fundadores da empresa. A aquisição da SiFive pela Intel também traz uma preocupação (e dilema ético) ao "universo" da arquitetura RISC-V, visto que os pesquisadores da arquitetura são também fundadores da empresa projetista, estando diretamente envolvidos na possível união entre as duas empresas californianas.

Fonte: Tech Powerup, Bloomberg, The Register
Assuntos
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.