Créditos: Intel/Divulgação

Com produção limitada, Intel aumenta lista de chips compatíveis com Thuderbolt 4

Empresa agora admite uso de controladores de energia que não estavam certificados antes

A Intel anunciou que vai aumentar a lista de chips compatíveis com Thunderbolt 4, citando as correntes dificuldades na fabricação de produtos semicondutores que toda a indústria está enfrentando. A empresa agora passou a admitir o uso de controladores de energia que não estavam certificados até então.

A informação foi divulgada numa reportagem do site Igor's Lab, que comprova que os parceiros da Intel agora estão utilizando controladores de entrega de energia e controladores USB Tipo-C sem certificação prévia. Essas peças são fabricadas pela Texas Instruments e são usadas em conjunto com as plataformas Tiger Lake mais recentes.

As companhias que trabalham em conjunto com a Intel também estão usando controladores dedicados JHL8440 e JHL8540 "Mapple Ridge" em dispositivos compatíveis com Thunderbolt 4. Novamente, as peças citadas também não tinham certificação até as mudanças de diretrizes da fabricante norte-americana.


Fonte: Intel/Reprodução

Diversas companhias fazem controladores de energia e de USB Tipo-C, mas os principais fornecedores são a Texas Instruments e a Cypress. Normalmente, a Intel exige que os seus parceiros usem peças bem específicas tanto para Thunderbolt 3 quanto Thunderbolt 4.

- Continua após a publicidade -

De acordo com representantes da empresa, os motivos para isso são garantir maior compatibilidade e uma experiência de usuário consistente. Só que eles tiveram que reconsiderar essa posição a partir da falta de oferta de chips.

Como explica o site Tom's Hardware, todo computador doméstico hoje em dia usa múltiplos Circuitos Integrados de Gestão de Energia (PMICs). Se um fabricante de computadores — e especialmente de notebooks — não consegue obter PMICs de um certo tipo, toda a sua capacidade de fabricação de PCs fica comprometida.

Normalmente, as implementações do Thunderbolt 3, do Thunderbolt 4 e do USB4 incluem dois ou três chips mais importantes. São eles: um controlador, um retimer e um redriver. Junto deles, controladores do USB Tipo-C e de energia servem para detectar orientação do cabo. Além disso, eles definem o uso do padrão USB PD e definem configurações alternativas para multiplexadores internos e externos.

Via: Tom's Hardware Fonte: Igor's Lab
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.