
NVIDIA, AMD e Intel podem sofrer consequências de supercompensação por escassez de chips
Quando a demanda por chips for normalizada, o aumento desenfreado na produção pode acarretar em problemas para empresasA escassez de chips global já se tornou um assunto recorrente em todas as áreas do setor de tecnologia. Enquanto Lisa Su, CEO da AMD, afirma que a escassez de chips é apenas um megaciclo que a indústria dos semicondutores está passando, o CEO da Intel, Pat Gelsinger afirma que a situação só deve normalizar em 2022.
A falta de chips é uma situação real, que causa efeitos negativos como aumento de preços. Entretanto, uma pesquisa publicada pela firma Jon Peddie Research, e comentada pelo site PC Gamer, traz a tona os perigos de super compensação que empresas como NVIDIA, AMD e Intel podem enfrentar.
Segundo a pesquisa, o risco é que fornecedores de semicondutores podem ser induzidos a acreditar que repentinamente 100 milhões de novos usuários surgiram, e que a demanda permanecerá alta por um longo período de tempo. "O risco é que as fabricantes exagerem e acreditem que 100 milhões de novos usuários apareceram e que a demanda permanecerá alta. Isso não é realístico, de onde esses usuários estariam vindo?" afirma a pesquisa da Jon Peddie Research.
Se investimentos desenfreados na produção de chips continuarem, existe o risco de quando a escassez de chips for resolvida, a produção se tornar muito superior a demanda. Dessa forma, a indústria enfrentaria um novo problema: o que fazer com o excesso de produção das novas fábricas?
Lisa Su, CEO da AMD, compartilhou o seu ponto de vista sobre a escassez de chips
A executiva não aparenta estar muito preocupada com a situação
A firma Jon Peddie Research afirma que ceder à pressão exagerada para suprir a demanda de chips pode acabar se tornando uma armadilha. Katie Wickens, do site PC Gamer, comenta que o resultado para empresas como AMD, Intel e NVIDIA, pode ser similar ao que a NVIDIA enfrentou em 2018 quando as baixas vendas de GPU não corresponderam com a alta produção. Por enquanto, o problema da escassez de chips ainda irá demorar para ser resolvido, mas é importante que empresas como AMD, NVIDIA e Intel planejem suas estratégias com cuidado, projetando como estará funcionando o mercado quando a situação normalizar.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: PC Gamer