Créditos: Divulgação/PlayStation

Desenvolvedores afirmam que não fizeram crunch em Ratchet and Clank

Grant Parker e Lindsay Thompson ainda disseram que falam apenas por eles mesmos, mas a administração encorajou o bem-estar

Alguns dos desenvolvedores da equipe de Ratchet and Clank: Rift Apart — que tem o lançamento programado para esta sexta, 11 de junho — se manifestaram no Twitter para explicar que não fizeram crunch durante o desenvolvimento do jogo

Entretanto, de acordo com os próprios profissionais, eles falam apenas por eles mesmos. Grant Parker e Lindsay Thompson disseram que não podem garantir que o mesmo ocorreu com todos os outros membros, mas Thompson afirmou acreditar que “a equipe como um todo não sofreu problemas e nossa administração certamente encorajou isso”.

Divulgação/PlayStation

No tweet abaixo, Parker afirma o seguinte: “#RatchetPS5 está com uma pontuação média de 89 e não posso falar por ninguém na equipe além de mim, mas não fiz crunch nenhuma vez. 40h semanais o tempo todo. É possível trabalhar em um grande jogo sem sofrer”.

Um dos artistas responsáveis pela construção do ambiente digital em Valorant, George Sokol, respondeu o tweet de Parker comentando que “não só é possível trabalhar em um grande jogo sem sofrer, mas nós, da equipe criativa, fazemos nosso melhor trabalho quando estamos felizes, saudáveis e temos um verdadeiro equilíbrio entre trabalho e vida ... então o jogo se beneficia disso”.

- Continua após a publicidade -

Quanto a Thompson, ela citou o tweet de Grant Parker adicionando sua própria experiência: “Não fiz crunch nenhuma vez, durante a produção inteira. Algumas noites aqui e ali terminando algo, mas COMPLETAMENTE SEM CRUNCH. É possível. O bem-estar da equipe deixa a criatividade fluir livremente”.

Observa-se com frequência na indústria de jogos a prática de jornadas de trabalho extensas e exaustivas, conhecida como crunch. Os prazos exigentes acabaram por tornar o crunch uma prática bastante comum, principalmente em jogos AAA. O exemplo mais recente é o da CD Projekt RED, responsável por Cyberpunk 2077.

- Continua após a publicidade -

Ratchet and Clank: Rift Apart será lançado no dia 11 de junho, e já pode ser adquirido por R$ 349,90 na PlayStation Store através deste link. O jogo estará disponível apenas para o PlayStation 5.

Fonte: Games Radar, Twitter
  • Redator: Iraci Falavina

    Iraci Falavina

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.