Créditos: AMD

AMD Ryzen 3 5300G alcança 5.6 GHz em overclock e impressiona

Modelo de entrada possui clock base de apenas 4.0 GHz
Por Juliano Aires 09/06/2021 04:10 | atualizado 09/06/2021 10:17 Comentários Reportar erro

Em abril deste ano a AMD anunciou sua nova linha de APUs 5000G, que são os seus processadores Ryzen com gráficos integrados. Recentemente um overclocker chamado Yosarianilives divulgou que utilizou o Ryzen 5300G para alcançar altos níveis de frequência com overclock no processador. O usuário consguiu alcançar com o 5300G uma frequência de 5.6 GHz, utilizando em conjunto ao processador 16GB de memória DDR4, rodando a 4600 MHz e com uma latência CL 16-16-16-38. A placa mãe utilizada para tal feito foi uma ASUS ROG Strix B550-I Gaming.

O Ryzen 3 5300G é um dos mais recentes processadores lançados pela AMD, produzido em litografia de 7 nanômetros, ele é baseado na microarquitetura Zen 3, o processador possui 4 núcleos e 8 threads com clock base de 4.0 GHz, podendo atingir até 4.2 GHz e conta com um TDP de 65W.

Os gráficos integrados presentes infelizmente não são baseados em Navi, a mais recente arquitetura gráfica da empresa, aqui temos a Radeon Vega 6, que trabalha em conjunto com o processador para entregar uma experiência em jogos para alguns usuários menos exigentes e que não utilizam uma placa de video dedicada.

Não foi divulgado qual a refrigeração o overclocker utilizou para fazer com que o processador Ryzen 5300G conseguisse alcançar números tão expressivos de 5.6 GHz, mas com certeza não utilizou métodos convencionais, visto a alta frequência que ele conseguiu, já que o processador é um modelo de entrada. Ele provavelmente utilizou metódos mais "insanos" para conseguir tal feito, é provável que ele tenha utilizado nitrogênio líquido.

- Continua após a publicidade -

O modelo Ryzen 3 5300G já começou a ser distribuído em alguns mercados por empresas parceiras da AMD em desktops pré-montados e em all-in-ones e ainda não é encontrado a venda no Brasil, mas por ser um modelo de entrada é provável que logo veremos o produto por aqui.

Via: tomshardware
Tags
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.