Créditos: AMD

AMD vai lançar CPUs Zen 4 e placas de vídeo RDNA3 até o fim de 2022

A próxima geração de processadores e placas de vídeo devem receber lançamento quase simultâneo

Segundo informações vazadas, a nova geração de CPUs Zen 4 e placas de vídeo RDNA3 devem ser lançadas até o final de 2022. As informações foram divulgadas pelo usuário do Twitter @Broly_X1, informando que a nova geração deve chegar no último trimestre de 2022.

Interessante que de acordo com o rumor, as novas placas de vídeo RDNA3 entrarão em fase de "Tape Out" neste ano. Indicando que o processo de desenvolvimento está avançado e que as placas serão enviadas para as fábricas ainda em 2021, para iniciar a fase de produção.

A nova geração Zen 4 promete uma revolução na linha de processadores da AMD. Os processadores serão fabricados com litografia de 5nm da TSMC, suporte a memórias DDR5 em dual channel, soquete AM5 LGA 1718 e manter o suporte para PCI-E 4, pelo visto a AMD realmente irá utilizar o mesmo padrão LGA da Intel. Além disso, o soquete AM5, com imagens vazadas, também apresenta escolhas de design similares às da Intel.


Zen 4 de 5nm (Créditos: AMD)

- Continua após a publicidade -

As imagens do processador AMD Ryzen 7000 "Raphael" já indicavam a mudança para o sistema de Land Grid Array (LGA), com soquete LGA-1718, com 1.718 contatos. Isso significa aumento de cerca de 29% em relação ao AM4, que possui 1.331 contatos. 

A arquitetura RDNA 3 deve equipar a família Radeon RX 7000, também baseada no processo de 5nm. Até o momento não há muitas informações em relação às especificações das placas de vídeo, mas é esperado que a AMD adote o uso de chips menores com muitos núcleos para aumentar a contagem final total.


Placas de vídeo RDNA 3 devem chegar em 2022 (Créditos: AMD)

Se os rumores estiverem corretos, até o final de 2022 a AMD irá lançar sua nova geração de CPUs e placas de vídeo, trazendo ganho de desempenho. O site de tecnologia Guru3D, comenta que devido a escassez global de chips e ao monopólio da Apple com os wafers de 5nm produzidos pela TSMC, pode ser complicado para a AMD lançar sua nova geração conforme o planejado.

Fonte: Guru3D, Canaltech, Wccftech
Tags
amd
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.