Créditos: Divulgação | AMD

Processadores AMD estão presentes em mais de 30% dos computadores de usuários na Steam

Este acontecimento marca um período bem-sucedido dos CPUs Ryzen
Por Guilherme Pinheiro 04/06/2021 19:07 | atualizado 04/06/2021 23:58 Comentários Reportar erro

Os resultados obtidos por meio das pesquisas apresentadas na Steam, com informações que detalham quais hardwares e softwares são utilizados pelos seus jogadores, acabaram de informar uma ótima notícia para os usuários da AMD: a companhia, com o sucesso dos processadores Ryzen, conseguiu reconquistar mais de 30% de presença em computadores dos jogadores na plataforma.

Não é a primeira vez que a AMD marcou presença com essa fatia de participação nos computadores gamers; contudo, fazia alguns anos desde a sua última aparição de maneira tão significativa, acima dos 30%, nos gráficos veiculados pela empresa. O resultado foi obtido utilizando os dados repassados em maio de 2021, e registrou um aumento de 0.65% desde o último período analisado.


(Créditos: Steam / Adrenaline)

O resultado positivo não é inesperado para os entusiastas da gigante da tecnologia. Há alguns anos, desde o lançamento da sua linha de processadores Ryzen, constantes melhorias estão sendo viabilizadas para os seus compradores - seja com preços mais competitivos do que os concorrentes, ou com opções de altíssimo desempenho realmente impressionantes, como os processadores EPYC.

Com relação a sua participação no mercado de placas de vídeo, houve um pequeno retrocesso: a companhia está presente em 16.2% das máquinas analisadas. Anteriormente, o resultado obtido marcava 16.3%. Não é uma diferença muito relevante, mas é esperada uma melhoria nesses números, caso o AMD FidelityFX Super Resolution realmente se estabeleça como um rival de alto nível do DLSS, Deep Learning Super Sampling, da Nvidia.

A tecnologia ainda está no início do seu ciclo, então o seu potencial máximo ainda será lapidado com o amadurecimento dessas funcionalidades. A grande vantagem da implementação da AMD é que também será benéfica até mesmo em placas de vídeo da concorrente - nos modelos que não receberam os novos recursos que foram apresentados no segmento de GPUs GeForce RTX.

- Continua após a publicidade -

Resta apenas aguardar para observarmos o desfecho das batalhas que a AMD está travando tanto com a Intel quanto com a Nvidia, em segmentos diferentes. De toda forma, a concorrência sempre é positiva para o consumidor.

Fonte: amd.com, steampowered.com, techpowerup.com
  • Redator: Guilherme Pinheiro

    Guilherme Pinheiro

    Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em 2019. Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então. Passou por diversas gerações de consoles, do NES até o PlayStation 5.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.