Khronos anuncia API multimídia OpenMAX AL 1.1 para smartphones e tablets

O Khronos Group, consórcio formado por cerca de 100 companhias com o intuito de desenvolver padrões abertos de APIs, lançou hoje o OpenMAX AL 1.1, um ambiente de programação de aplicações baseado na linguagem C para aplicativos multimídias de alta performance para dispositivos portÁteis e embarcados.

De acordo com o porta-voz do consórcio, Jonathan Hirshon, a nova versão da camada de aplicativo do OpenMAX (AL) permite que os aplicativos móveis sejam executados tanto em sistemas de hardware  acelerado, bem como em plataformas baseadas em software de mídia.

Para completar, a camada de aplicativo oferece aos desenvolvedores a capacidade de criar e controlar objetos lidos e gravados, conectando-os aos dispositivos/componentes configurÁveis, tais como fones de ouvido, alto-falantes, microfones, telas, mÁquinas fotogrÁficas, rÁdios de transmissão e diodos emissores de luz.


O Khronos Group anunciou ainda que o OpenSL ES 1.1 permite o suporte um Áudio 3D "psicoacusticamente" melhorado através de uma ampla gama de aplicativos, incluindo jogos, videoconferência, MIDI, música e ringtones.

Hirshon informou ainda que OpenSL ES 1.1 funciona como uma API de Áudio completa de recursos que permite que os desenvolvedores de aplicativos controlem facilmente as funcionalidades avançadas de Áudio em um dispositivo, de forma a parte de alguma plataforma de hardware específica.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.