Créditos: AMD/Reprodução

Análise do FidelityFX Super Resolution mostra perda de qualidade no modo Ultra

Mesmo na maior resolução disponível, tecnologia da AMD não se compara à renderização nativa

A tecnologia AMD FidelityFX trouxe bastante esperança para os usuários que não possuem um modelo Nvidia RTX, mas ficaram dúvidas quanto à qualidade do recurso. Uma análise detalhada feita recentemente pelo usuário Osprey850 do Reddit mostra que há sim uma perda de qualidade mesmo quando a tecnologia está na qualidade Ultra.

Ou seja, ao menos nas imagens mostradas no vídeo de revelação do FidelityFX Super Resolution, a imagem de um game com a tecnologia não se compara à resolução nativa. Claro que temos que levar em consideração uma série de fatores, incluindo a compressão do vídeo no YouTube e o fato de que se trata de um recurso que ainda nem foi lançado.

Para quem não acompanhou a apresentação da AMD na Computex 2021, o FSR chegou como resposta da empresa para o Deep Learning Super Sampling da Nvidia. Basicamente são tecnologias que permitem que o computador renderize o game numa resolução menor, para então usar técnicas avançadas de upscaling para aumentar a qualidade de imagem — buscando uma fidelidade parecida com a resolução nativa.


Fonte: Reddit/Reprodução

Isso permite que os jogos que suportam a tecnologia rodem com um desempenho superior, o que é especialmente útil quando se está utilizando efeitos avançados de Ray Tracing (ou se a sua GPU é mais antiga). Os porta-vozes da AMD não trouxeram muitos detalhes sobre a qualidade gráfica da tecnologia, mas confirmaram que ela poderá ser usada em quatro modos diferentes: Ultra Quality, Quality, Balanced e Performance.

- Continua após a publicidade -

O que mais interessou o usuário do Reddit foi conferir a opção Ultra Quality, que é a que oferece a maior fidelidade, mas também os menores ganhos de performance. Ele então baixou o vídeo na maior qualidade disponível (4K) e fez capturas de tela salvando as imagens em BMP para ter a melhor qualidade possível.


Fonte: Reddit/Reprodução

Nessa avaliação detalhada porém preliminar, deu para verificar que há sim uma redução na qualidade em Godfall. Você pode conferir os prints sem compressão por conta própria para tirar suas próprias conclusões.

É importante lembrar que a tecnologia Nvidia DLSS teve um lançamento bem complicado, com a versão 1.0 sendo criticada por resultar numa perda de qualidade em comparação com a resolução nativa. Com o tempo, porém, a empresa foi atualizando a tecnologia e viu sérios ganhos de fidelidade.

- Continua após a publicidade -

O mesmo pode acontecer com o AMD FidelityFX Super Resolution. A tecnologia da AMD será lançada no dia 22 de junho, quando finalmente poderemos ver comparativos bem mais completos e e independentes feitos por pessoas especializadas nisso.

Via: Reddit, Guru3D
Tags
amd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.